Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo prossegue em Feira de Santana

O Dia 'D' de vacinação foi iniciado pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio.
O Dia 'D' de vacinação foi iniciado pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio.
O Dia 'D' de vacinação foi iniciado pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio.
O Dia ‘D’ de vacinação foi iniciado pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio.

A campanha de intensificação vacinal contra a poliomielite e o sarampo prossegue em Feira de Santana até o próximo dia (31/08/2018), seguindo calendário a nível nacional. Neste sábado, 18, foi o Dia ‘D’, com a mobilização de toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde para atingir a meta de imunização de 33 mil crianças de zero ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O Dia ‘D’ foi iniciado pelo prefeito Colbert Martins Filho às 8 horas, no Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio (antigo Orfanato Evangélico), no Bairro Panorama, repetindo um gesto há uma década. Ele explicou que o local é escolhido em função da grande quantidade de crianças atendidas.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, informou que a vacinação neste sábado foi desenvolvida em todas as unidades de saúde do município, além da Secretaria (na Avenida João Durval Carneiro), a Fundação Jonathas Teles de Carvalho (Avenida Eduardo Fróes da Motta, Bairro Santa Mônica) e o Shopping Boulevard, onde foi montada unidade de atendimento em frente ao Hiper Bom Preço.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira ressaltou que a cidade é exemplo nas campanhas de imunização sempre atingindo as metas e índices de imunização preconizados pelo Ministério da Saúde.

Já a diretora do Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade Refúgio, Jaci Pereira, ressaltou a importância da iniciativa de vacinação das crianças para evitar doenças e garantir que elas cresçam sadias, afastadas destas doenças.

Prefeito Colbert Martins Filho alerta para responsabilidade dos pais com crianças

Médico por formação, o prefeito Colbert Martins Filho alertou, durante o Dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, para o compromisso que todos os pais devem ter em imunizar seus filhos contra doenças. “Esta é uma palavra de pai, de médico, de quem precisa ver todas as crianças imunizadas. É, acima de tudo, um ato de responsabilidade e de amor dos responsáveis pelas crianças, leva-las para a vacinação”, apelou.

O prefeito alertou que o dia ‘D’ foi neste sábado quando todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram de plantão das 8 às 17 horas para atendimento às crianças. Entretanto, lembra que quem por algum motivo ainda não levou seus filhos para a imunização, tem até o dia 31 deste mês para cumprir o calendário obrigatório de vacinação.

A vacinação é a única forma de evitar o contágio destas doenças, que estão voltando ao país. “Precisamos que esta cobertura vacinal seja bem alta pois a única forma de prevenir é vacinar”, afirmou.

A oferta de vacinas contra a poliomielite é um gesto repetido sempre pelo Rotary Club em todo o Brasil. E em Feira de Santana não é diferente pois a instituição internacional oferece gratuitamente ao Governo todo o medicamento a fim de garantir que a paralisia infantil se mantenha erradicada no país.

O gesto de solidariedade é reconhecido pelo prefeito Colbert Martins pela importância que a iniciativa tem para toda a humanidade. Ele lembra que a instituição sem fins lucrativos compra a vacina e faz a doação, para que a campanha seja sempre mantida sem interrupção.

Na condição de comunidade internacional que reúne líderes para superar grandes desafios, o Rotary já distribui a vacina contra a poliomielite em 122 países, luta que já vem sendo abraçada pela entidade desde 1985.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]