Caixa Cultural foi palco de debates e oficinas na área digital no último fim de semana em Salvador

Palestra sobre interações sociais e comunidades.
Palestra sobre interações sociais e comunidades.
Palestra sobre interações sociais e comunidades.
Palestra sobre interações sociais e comunidades.

Pela primeira vez a Caixa Cultural Salvador virou palco de debates, bate papo e oficinas com especialistas da área digital de nomes de relevância locais e nacionais. Com curadoria de Danielle Pimenta, o Painel Atitude Digital atraiu muita gente para o espaço.

De 17 a 19 de agosto de 2018 um público fiel participou das mesas, bateu papo, participou das oficinas e aprendeu sobre ambiente digital na cultura e comportamento. Um dos painéis de maior sucesso foi sobre Segurança Digital e Big Data. O público presente pôde receber dicas e tirar dúvidas com os especialistas nos debates entre Grimaldo Oliveira, Gerente do Núcleo de Inteligência de Dados da PRODEB, e Rafael Molina, Gestor de Projetos de Inovação da Cittati Tecnologia, com mediação de Genaro Costa, vice-diretor do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (UFBa).

“Toda vez que você liga o seu celular, a operadora sabe qual é a antena que você se conectou. Está tudo armazenado”, afirmou Genaro Costa, que também é especialista em Big Data. “Quem está fazendo planejamento urbano não está interessado em como a pessoa transita na cidade ou trafega as informações financeiras, ele está preocupado em entender como a cidade, na forma de entidade, se comporta. E por isso mesmo que os projetos de cidades inteligentes não se importam com a identidade individual”, contou Rafael Molina, um dos responsáveis pelo aplicativo CittaMobi.

No sábado, o painel Redes Colaborativas e Representatividade abordou a temática de negócios que usam redes colaborativas para ganhar dinheiro, ao mesmo tempo, que fomentam comunidades. Os convidados Antônio Pita, co-fundador do Diáspora Black e Anderson Meneses, fundador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias compartilharam suas experiências com um público muito interessado pelo aprendizado que o evento proporcionou. O bate-papo foi mediado por Ítala Herta, co-fundadora do Instituto Vale do Dendê. Além das palestras, o público teve a chance de experimentar a prática robótica.

A oficina ‘Robolivre’ apresentou conceitos e técnicas de construção de robôs, através da experiência de ensino da robótica para crianças em escolas públicas em Recife.  Com foco nos pequenos empreendedores, o público também pode participar de um curso sobre como usar de forma eficiente as redes sociais na divulgação de seus negócios. A oficina foi ministrada por Adelino Mont’Alverne, mestre e doutorando em cultura digital (PPGCCC/UFBA), coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Ruy Barbosa.

Depois de três dias de conteúdo, cinco mesas e quatro oficinas, a primeira edição do ‘Painel Atitude Digital’ chegou ao fim no domingo (19). Em tom descontraído, a palestra de encerramento falou sobre interações sociais e comunidades com os convidados Luciano Andolini, editor e produtor do Papo de Homem, e Otávio Albuquerque, dono do canal ‘Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)’. Marcel Ayres, estrategista digital, mediou a conversa. Durante os três dias de evento, o painel contou com nomes como Antonio Pita, Anderson Meneses, Henrique Foresti, Débora Abdalla, Rafael Molina, Grimaldo Oliveira, Genaro Costa e Paula Paz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]