A Caixa Cultural Salvador apresenta o Anima Mundi 2018

Cena do filme infantil 'Lé com Cré' da brasileira Cassandra Reis.
Cena do filme infantil 'Lé com Cré' da brasileira Cassandra Reis.
Cena do filme infantil 'Lé com Cré' da brasileira Cassandra Reis.
Cena do filme infantil ‘Lé com Cré’ da brasileira Cassandra Reis.

Depois do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, os baianos poderão conferir gratuitamente a versão itinerante do festival Anima Mundi, que já está na sua 26ª edição. Com sessões de aproximadamente uma hora de duração, o público terá um amplo painel em 48 filmes, infantis, infanto-juvenis e adultos, do que vem sendo produzido no Brasil e no mundo em termos de animação. Nos três dias do evento, a garotada também está convidada para participar da Oficina de Massinha, das 12 às 18 horas, realizada gratuitamente em Salvador.

Já os amantes de curtas de animação adulto terão a oportunidade de assistir 21 filmes, alguns já premiados, criados por diretores brasileiros e estrangeiros. Nesta sexta-feira (24/08/2018), às 20 horas, será realizada a abertura do evento, reunindo alguns dos principais filmes adultos que serão exibidos durante o festival. Destaque para Weekends, no norte-americano Trevor Jimenez, vencedor de Melhor Roteiro de 2018; o brasileiro Lé com Cré, de Cassandra Reis; e o francês Hybrids, de Florian Brauch, Matthieu Pujol, Kim Tailhades, Yohan Hireau e Romain Thirion.

Nos dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), serão exibidas uma seleção de filmes, com o melhor do que foi apresentado recentemente Anima Mundi 2018, no Rio de Janeiro, e nas últimas edições. Entre os filmes adultos, destaque para os eleitos este ano pelo Júri Popular: o francês Like an Elephant in China Shop, de Louise Chevrier, Luka Fischer, Rodolphe Groshens, Marie Guillon, Eletelle Martines, Benoit Paillard e Lisa Rosassombat, vencedor de Melhor Curta de Estudante; O Homem Caixa, de Ale Borges, Álvaro Furloni e Guilherme Gehr, eleito o Melhor Curta Brasileiro; e o impactante Augenblincke, da alemã Kiana Naghshineh, vencedor de melhor Técnica de Animação 2018.

O Anima Mundi traz uma programação especial infantil, reunindo 27 filmes divididos em uma sessão, às 15 horas, no sábado (25/08) e duas sessões, das 15 e 17 horas, no domingo (26/08). Destaque para o brasileiro Lé com Cré, de Cassandra Reis, vencedor do Prêmio Carlos Saldanha de Melhor Curta de Estudante Brasileiro e Melhor Curta Infantil pelo Júri Popular de SP. A programação reúne filme aplaudidos, entre eles o suíço Kuap, de Nils Hedinger; o norte-americano Dois Balões, de Marc Smith; e o iraniano Roobi e as Galinhas, de Babak Nekoel e Behood Nekooei.

Oficinas para o público infantil

A edição da Caixa Cultural Salvador do festival conta com a oficina infantil Massinha, indicada para maiores de 8 anos, que será realizada das 12 às 18 horas, de sexta-feira até domingo. Os participantes criarão roteiros e confeccionarão personagens animados em um cenário de fundo infinito. A oficina é gratuita e o critério de seleção será o da ordem de chegada. Serão ofertadas turmas rotativas, a cada intervalo de 30 minutos, cada uma com capacidade para 20 pessoas.

Anima Mundi itinerante

Realizado regularmente no Rio de Janeiro e São Paulo, que recebem a programação completa de filmes, o Anima Mundi ganhou itinerância pela primeira vez em 2016, realizando versões reduzidas do festival em unidades da Caixa Cultural.

Incentivo à cultura

A Caixa investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A Caixa Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi. Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA).

Agenda

O que: Festival Anima Mundi

Quando: 24 a 26 de agosto, três sessões diárias, às 15, 17 e 19 horas

Onde: Caixa Cultural Salvador

Localização: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]