Salvador: espetáculo que repensa a história do Brasil estreia na Casa da Outra

Cena do espetáculo 'Esqueça'.Cena do espetáculo 'Esqueça'.
Cena do espetáculo 'Esqueça'.

Cena do espetáculo ‘Esqueça’.

Teatro, amizade, política e a história (mal contada) do Brasil: esses são os ingredientes do espetáculo Esqueça, montagem com Ridson Reis (Bando de Teatro Olodum) e Roquildes Junior (A Outra Companhia), dirigida por Luiz Antônio Sena Junior (também d’A Outra Companhia), e com dramaturgia assinada pelos dois atores e pelo pernambucano Giordano Castro (Grupo Magiluth), que tem estreia no dia 10 de julho de 2018, às 20 horas, na Casa da Outra, em Salvador,  e segue em temporada até o dia 3 de agosto, sempre às quintas e sextas-feiras.

Bebendo na fonte do texto ‘A Descoberta das Américas’, de Dario Fo, Esqueça aborda de maneira crítica e lúdica o evento do descobrimento do Brasil e o colonialismo. Os dois atores se dividem em diversos personagens, refletindo e recontando a chegada dos portugueses em solo brasileiro sob outro ponto de vista. Atritando a relação com a história e valendo-se do jogo cênico, a montagem traz elementos da cultura pop e referências do cinema para contar os primeiros episódios do ‘descobrimento’ de forma ficcional e ácida.

Em cena, tudo é jogo. E as escolhas estéticas da direção, dramaturgia e visualidade privilegiam a dinâmica dos atores, construindo um ambiente limpo para a ressignificação de objetos e referências, que ajudam a pensar na seguinte questão: o Brasil foi mesmo descoberto?

Nascido a partir do desejo dos dois atores de voltarem a cena juntos, retomando uma parceria construída em 2006 quando integraram o elenco do espetáculo Sonho de uma noite de verão, montagem do Bando de Teatro Olodum, dirigida por Marcio Meirelles, para o clássico de William Shakespeare, o projeto reflete sobre a brasilidade e celebra a amizade.

“Nesse projeto, com a equipe que reunimos, conseguimos a fórmula da felicidade em forma de trabalho; Luiz (Diretor atento, detalhista e provocador), Buranga (Figurinista e aderecista com uma sensibilidade e criatividade sem igual), Giordano (Dramaturgo de mão cheia, com uma imaginação sem limite e super observador de tudo que está à volta), Roque (Meu irmão, o melhor parceiro de cena que eu já tive, desde o Sonho)”, comenta Ridson Reis.

“Esse desejo de voltar a cena juntos é antigo, mas a gente também sempre teve certeza de que quando a hora chegasse seria falando sobre algo contundente, importante, então chegamos no tema do descobrimento e da colonização. Entendemos nas nossas pesquisas o quanto não sabemos da história do Brasil e poder falar sob outra ótica, mesmo o espetáculo não se propondo a ser fiel do ponto de vista histórico, mas provocar uma reflexão sobre a história é muito bom, ainda mais ao lado de irmãos, como Ridson, Luiz, Buranga e Giordano”, completa Roquildes Junior.

Além de Ridson e Roquildes, idealizadores do projeto, a peça tem a direção e iluminação de Luiz Antônio Sena Jr., visualidadede Luiz Buranga, e dramaturgia assinada a muitas mãos pelos próprios atores e pelo dramaturgo pernambucano Giordano Castro. A comunicação visual fica a cargo da Azul Designers.

“Mesclando estratégias de contação de histórias e trazendo a linguagem do Cartoon, construímos uma poética trazendo as imagens para a cena potencializando o jogo protagonizado no corpo dos atores em interação com os elementos cenográficos, de iluminação, trilha sonora”, pontua Luiz Antônio Sena Jr. diretor da montagem.

O espetáculo Esqueça fica em cartaz nos dias 10, 11, 19, 20, 26 e 27 de julho, 2 e 3 de agosto, sempre às 20 horas, na Casa d’A Outra.

Ficha técnica

Texto: Giordano Castro, Ridson Reis e Roquildes Junior

Atuação: Ridson Reis e Roquildes

Direção: Luiz Antônio Sena Jr.

Iluminação: Luiz Antônio Sena Jr.

Visualidade: Luiz Buranga

Comunicação visual: TonShübber (Azul Designers)

Produção: Ridson Reis, Roquildes Junior e Bruna Taiss

Agenda

Quando: 10, 11, 19, 20, 26 e 27 de julho e 2 e 3 de agosto, às 20 horas

Onde: Casa da Outra

Endereço: Rua do Politeama de Cima, nº 114, no Centro Comercial Politeama (em frente ao Instituto Feminino da Bahia), em Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]