Salvador: espetáculo que repensa a história do Brasil estreia na Casa da Outra

Cena do espetáculo 'Esqueça'.
Cena do espetáculo 'Esqueça'.
Cena do espetáculo 'Esqueça'.
Cena do espetáculo ‘Esqueça’.

Teatro, amizade, política e a história (mal contada) do Brasil: esses são os ingredientes do espetáculo Esqueça, montagem com Ridson Reis (Bando de Teatro Olodum) e Roquildes Junior (A Outra Companhia), dirigida por Luiz Antônio Sena Junior (também d’A Outra Companhia), e com dramaturgia assinada pelos dois atores e pelo pernambucano Giordano Castro (Grupo Magiluth), que tem estreia no dia 10 de julho de 2018, às 20 horas, na Casa da Outra, em Salvador,  e segue em temporada até o dia 3 de agosto, sempre às quintas e sextas-feiras.

Bebendo na fonte do texto ‘A Descoberta das Américas’, de Dario Fo, Esqueça aborda de maneira crítica e lúdica o evento do descobrimento do Brasil e o colonialismo. Os dois atores se dividem em diversos personagens, refletindo e recontando a chegada dos portugueses em solo brasileiro sob outro ponto de vista. Atritando a relação com a história e valendo-se do jogo cênico, a montagem traz elementos da cultura pop e referências do cinema para contar os primeiros episódios do ‘descobrimento’ de forma ficcional e ácida.

Em cena, tudo é jogo. E as escolhas estéticas da direção, dramaturgia e visualidade privilegiam a dinâmica dos atores, construindo um ambiente limpo para a ressignificação de objetos e referências, que ajudam a pensar na seguinte questão: o Brasil foi mesmo descoberto?

Nascido a partir do desejo dos dois atores de voltarem a cena juntos, retomando uma parceria construída em 2006 quando integraram o elenco do espetáculo Sonho de uma noite de verão, montagem do Bando de Teatro Olodum, dirigida por Marcio Meirelles, para o clássico de William Shakespeare, o projeto reflete sobre a brasilidade e celebra a amizade.

“Nesse projeto, com a equipe que reunimos, conseguimos a fórmula da felicidade em forma de trabalho; Luiz (Diretor atento, detalhista e provocador), Buranga (Figurinista e aderecista com uma sensibilidade e criatividade sem igual), Giordano (Dramaturgo de mão cheia, com uma imaginação sem limite e super observador de tudo que está à volta), Roque (Meu irmão, o melhor parceiro de cena que eu já tive, desde o Sonho)”, comenta Ridson Reis.

“Esse desejo de voltar a cena juntos é antigo, mas a gente também sempre teve certeza de que quando a hora chegasse seria falando sobre algo contundente, importante, então chegamos no tema do descobrimento e da colonização. Entendemos nas nossas pesquisas o quanto não sabemos da história do Brasil e poder falar sob outra ótica, mesmo o espetáculo não se propondo a ser fiel do ponto de vista histórico, mas provocar uma reflexão sobre a história é muito bom, ainda mais ao lado de irmãos, como Ridson, Luiz, Buranga e Giordano”, completa Roquildes Junior.

Além de Ridson e Roquildes, idealizadores do projeto, a peça tem a direção e iluminação de Luiz Antônio Sena Jr., visualidadede Luiz Buranga, e dramaturgia assinada a muitas mãos pelos próprios atores e pelo dramaturgo pernambucano Giordano Castro. A comunicação visual fica a cargo da Azul Designers.

“Mesclando estratégias de contação de histórias e trazendo a linguagem do Cartoon, construímos uma poética trazendo as imagens para a cena potencializando o jogo protagonizado no corpo dos atores em interação com os elementos cenográficos, de iluminação, trilha sonora”, pontua Luiz Antônio Sena Jr. diretor da montagem.

O espetáculo Esqueça fica em cartaz nos dias 10, 11, 19, 20, 26 e 27 de julho, 2 e 3 de agosto, sempre às 20 horas, na Casa d’A Outra.

Ficha técnica

Texto: Giordano Castro, Ridson Reis e Roquildes Junior

Atuação: Ridson Reis e Roquildes

Direção: Luiz Antônio Sena Jr.

Iluminação: Luiz Antônio Sena Jr.

Visualidade: Luiz Buranga

Comunicação visual: TonShübber (Azul Designers)

Produção: Ridson Reis, Roquildes Junior e Bruna Taiss

Agenda

Quando: 10, 11, 19, 20, 26 e 27 de julho e 2 e 3 de agosto, às 20 horas

Onde: Casa da Outra

Endereço: Rua do Politeama de Cima, nº 114, no Centro Comercial Politeama (em frente ao Instituto Feminino da Bahia), em Salvador

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108250 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]