Salvador: Relação entre turismo e gastronomia é destaque no Mesa ao Vivo Bahia

Mesa ao Vivo Bahia discute festivais gastronômicos.Mesa ao Vivo Bahia discute festivais gastronômicos.
Mesa ao Vivo Bahia discute festivais gastronômicos.

Mesa ao Vivo Bahia discute festivais gastronômicos.

Estratégia utilizada por destinos turísticos para ampliar a permanência dos visitantes ou atrair fluxo em períodos de baixa estação, os festivais gastronômicos foram tema de discussões, nesta quinta-feira (05/07/2018), no Mesa ao Vivo Bahia, realizado pela revista Prazeres da Mesa, no hotel Mercure, em Salvador. Durante a rodada de debates com empresários dos setores do turismo e da gastronomia, a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) mostrou como a culinária baiana tem sido utilizada em ações de promoção do destino.

A secretaria listou mais de 10 festivais realizados em destinos turísticos da Bahia, como o Festival Sabores de Itacaré, que tem apoio da secretaria e será realizado a partir da próxima quinta-feira (12). A estimativa dos organizadores é a de atrair 5 mil pessoas durante os quatro dias de evento, ampliando o fluxo turístico do período em 20%, com bons reflexos na ocupação hoteleira.

A culinária baiana também é divulgada em feiras nacionais e internacionais do mercado turístico. Nos últimos anos, a Bahia já apresentou uma variedade de produtos gastronômicos, desde cocada e picolé até acarajé e maniçoba, chamando a atenção de empresários de agências e operadoras de turismo, além do público que deseja comprar pacotes de viagem para o destino Bahia.

Dentre os participantes dos debates do Mesa ao Vivo Bahia estiveram presentes os secretários do Turismo da Bahia e de Salvador, José Alves e Cláudio Tinoco, respectivamente; o presidente do Salvador Destination, Roberto Duran; o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA), Jorge Pinto; e a chef Tereza Paim.  A relação entre turismo e gastronomia em Cuba e no Uruguai também foi apresentada pelas cônsules Laura Pujol e Lorena Garcia.

Mesa ao Vivo

A edição Bahia do Mesa ao Vivo, maior circuito gastronômico itinerante do país, inclui palestras, aulas de culinária, troca de experiências entre renomados chefs de cozinha e degustação. A edição baiana, realizada desde a última terça-feira (3), reúne profissionais renomados como Bela Gil, Lucas Corazza, Morena Leite e Beto Pimentel.

As secretarias estaduais do Turismo (Setur) e do Desenvolvimento Rural (SDR) apoiam o Mesa ao Vivo Bahia. Como contrapartida, ainda este ano, a revista Prazeres da Mesa trará encartes em três edições para apresentar a experiência de chefs baianos com insumos de produção agrícola familiar. Dentre os destaques estão o cacau e o chocolate da Costa do Cacau.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]