Projetos inovadores do MP brasileiro são apresentados durante evento promovido pelo CNMP na Bahia

Evento do CNMP na Bahia debateu projetos inovadores do MP.Evento do CNMP na Bahia debateu projetos inovadores do MP.
Evento do CNMP na Bahia debateu projetos inovadores do MP.

Evento do CNMP na Bahia debateu projetos inovadores do MP.

Membros e servidores do Ministério Público Brasileiro de 24 estados e ramos do Ministério Público da União (MPU) apresentaram nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de julho, um total de 26 projetos desenvolvidos em todo o Brasil pelas unidades meio (estruturantes) e finalística (execução) que foram considerados inovadores e bem-sucedidos pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). É a “I Mostra de Projetos do Ministério Público Brasileiro”, cujo tema é “Inovação e Resultados”. O evento aconteceu na sede do MP baiano, em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia.

Na abertura da mostra, a procuradora-geral de Justiça do MP da Bahia, Ediene Lousado, destacou a importância do evento. “O que nos mostra para a sociedade não é mais a tribuna do júri. Tem feito a diferença a atuação do MP por meio de projetos que valorizam a interatividade, com método, metas e planejamento, com resultados em Direitos Humanos, Meio Ambiente, Criminal, em todas as áreas de atuação. Boas práticas são sempre bem-vindas para compartilharmos aprendizados. Precisamos economizar tempo e dinheiro na prestação de serviço à sociedade”, afirmou.

Os discursos dos conselheiros do CNMP Sebastião Caixeta, presidente da CPE, e Sílvio Roberto de Amorim Júnior também enfatizaram a riqueza e a utilidade do compartilhamento das práticas exitosas dentro do MP. “Já tínhamos criado o banco nacional de projetos e precisávamos avançar na disseminação e replicação dessas boas práticas. A realização dessa mostra, aqui em Salvador, inaugura uma forma de disseminar e replicar, para promover o retorno à sociedade dos serviços prestados”, disse Caixeta. “Para cumprir sua missão constitucional, o CNMP busca uma interlocução permanente com cada órgão do MP”, complementou Amorim.

Entre os projetos selecionados para a mostra está o Plano de Gestão do CNMP, ferramenta de planejamento das ações a serem realizadas pelo órgão durante o ano. A iniciativa foi apresentada pelo secretário-geral adjunto, Roberto Versiani.

Também participaram da mesa de abertura o procurador-geral de Justiça do MP de Mato Grosso, Mauro Benedito Pouso Curvo; procurador-geral Adjunto Administrativo e Institucional do Estado do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; a vice-procuradora-chefe Institucional Séfora Graciana Cerqueira Char, representando o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho; o procurador de Justiça Militar na Bahia, Alexandre José de Barros Leal Saraiva; o coordenador de Gestão Estratégia do MPBA, Fábio Velloso; e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), José Renato Oliva de Mattos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]