Primeiro Centro de Canoagem do sul da Bahia é inaugurado

Atletas comemoram inauguração do Centro de Canoagem de Itacaré.Atletas comemoram inauguração do Centro de Canoagem de Itacaré.
Atletas comemoram inauguração do Centro de Canoagem de Itacaré.

Atletas comemoram inauguração do Centro de Canoagem de Itacaré.

Atletas do sul da Bahia estão comemorando a conquista do primeiro Centro de Canoagem da região, inaugurado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (04/07/2018), no município de Itacaré. O equipamento, que recebeu um investimento de R$ 952 mil da Superintendência de Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai alavancar o desenvolvimento local da canoagem, por meio de um núcleo de iniciação esportiva e espaço de treinamento para atletas de alto rendimento.

Para marcar a entrega, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) realizou um torneio com a participação de 120 atletas, organizados nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior e Sênior. Um dos competidores foi o estudante Elenilton dos Santos, 15 anos, que deu as primeiras remadas há um ano, inspirado pela trajetória do canoísta baiano e medalhista olímpico Isaquias Queiroz. “O centro é um incentivo para a juventude, que terá na prática esportiva uma oportunidade para construir um futuro melhor”, afirmou Elenilton.

O Centro de Canoagem de Itacaré possui salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. Crianças e jovens atendidas pelo Projeto Remando no Rio de Contas e demais atletas locais utilizarão o espaço para o aprimoramento das habilidades, já vislumbrando a possibilidade de participar das próximas edições dos Jogos Olímpicos.

“A meninada, agora, vai ter uma estrutura de excelência para o desenvolvimento da canoagem. É muito importante esse projeto e apoio do Governo do Estado para a gente”, explicou o presidente da Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC), Marcos José Costa Lima.

Padrão nacional

O titular da Setre, Vicente Neto, lembrou que outros dois centros de canoagem estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas cidades de Ubaitaba e Ubatã, também na região sul da Bahia. “As três obras somam um investimento superior a R$ 3 milhões. São equipamentos de altíssimo nível e padrão nacional, que beneficiarão toda a cadeia produtiva do esporte”, afirmou o secretário durante a inauguração, que teve a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Na oportunidade, o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, reforçou o impacto social das obras. “Os centros serão espaços de mudança de vidas, por meio do esporte, gerando oportunidades para as pessoas que precisam, têm capacidade e já demonstraram essa competência na canoagem”, disse.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]