Prêmio lançado pela OAB homenageia professor Ruy Medeiros

Cartaz anuncia 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público.
Cartaz anuncia 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público.
Cartaz anuncia 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público.
Cartaz anuncia 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público.

Com uma trajetória respeitada no campo do Direito, o advogado e professor da Uesb, Ruy Medeiros, recebeu, aos 71 anos, uma homenagem que o consagra como referência para a comunidade jurídica baiana e fonte de inspiração para jovens advogados. O tributo foi prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, com o lançamento da 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público, concurso que visa divulgar estudos realizados na área por advogadas e advogados baianos, em formato de artigos jurídicos.

A carreira docente de Medeiros na Uesb começou ainda na década de 1980, quando ministrou aulas durante um período de quatro anos. Em 1999, retornou à Instituição para lecionar as disciplinas Teoria da Constituição e Direito Constitucional, logo quando foi criada a graduação em Direito, na qual permanece como professor efetivo. Sua trajetória no ensino, entretanto, é ainda mais antiga, pois atuou também como professor no antigo Ensino Ginasial e também no Ensino Médio, na década de 1970.

O professor já foi conselheiro federal da OAB e ocupou também o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista, hoje sob gerência do jurista Ubirajara Ávila. Atualmente, preside ainda a Comissão de Diretos Humanos do órgão no município. “Eu tenho atuado bastante e me identificado com as causas abraçadas pela OAB em nível nacional, estadual e local. Isso me dá não só visibilidade, mas também faz com que as pessoas conheçam a minha atuação e a minha contribuição para o campo do Direito Público, e não apenas como advogado de causas individualizadas”, conta.

Para Luciana Silva, professora da Uesb e diretora do Conselho Editorial da Subseção, dar ao prêmio o nome do professor Ruy Medeiros consolida o seu papel de referência para a comunidade jurídica como símbolo de resistência e de atuação profissional comprometida com os valores democráticos e com a responsabilidade profissional. “Ruy é um grande jurista, advogado combativo e intelectual primoroso. Para os advogados e advogadas que ingressam na profissão, ele é um exemplo inspirador”, afirma.

Um legado que já completa 45 anos

Ruy Medeiros iniciou sua trajetória como advogado no início de 1973, logo depois de conquistar a sua carteira da OAB. Cerca de dois anos antes, havia se formado em Direito. Ao longo dos seus 45 anos de carreira, se dedicou bastante ao Direito Administrativo e ao Direto Civil, advogando, principalmente, causas relacionadas à posse e propriedade. Foi procurador jurídico da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e, desde 1977, exerce essa mesma função na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Para o jurista, a atuação como militante a serviço da advocacia é um dos aspectos que fazem com que um profissional da área jurídica mereça ser reconhecido com honras, como é o caso do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público. O concurso está com as inscrições abertas até o dia 16 de julho de 2018 e podem participar advogados e advogadas de todo o estado inscritos na OAB/BA que estejam em pleno exercício profissional.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]