PF deflagra a Operação Transbordo; ação ocorre na Bahia e em mais cinco estados; organização criminosa está envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo
Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo
Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo
Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/07/2018), a Operação Transbordo com o objetivo de dar cumprimento a 173 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, Alagoas, sendo 106 mandados de busca e apreensão, 64 mandados de prisão e 3 mandados de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias.

A Operação visa desarticular uma organização criminosa (ORCRIM) envolvida precipuamente em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões em diversos estados do nordeste e sudeste, valendo-se de falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos.

A ORCRIM contava com a participação dos motoristas dos caminhões, os quais simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga, sendo que ao final o motorista comparecia em um órgão policial para realizar falsa comunicação de crime.

A investigação foi realizada pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, tendo contado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal durante as investigações.

Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Estima-se que a ORCRIM tenha causado um prejuízo superior a 8,6 milhões de reais apenas em relação à subtração de cargas e caminhões.

Haverá coletiva de imprensa no auditório da Sede da Polícia Federal em Alagoas, localizada na Av. Walter Aninas, nº 705, Jaraguá, em Maceió/AL, às 11h da manhã de hoje.

Mandados

Foram cumpridos mandados de prisão em Alagoas, 11; São Paulo, 32; Rio de Janeiro, 2; Bahia, 25; Ceará, 1 e Pernambuco, 1.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Alagoas,18; São Paulo, 47; Rio de Janeiro, 2; Bahia, 36; Ceará, 1 e Pernambuco, 1.

*Com informações da Polícia Federal (PF).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.