Pesquisa aponta soluções para a implantação de Plano de Mobilidade Sustentável em Feira de Santana

Diagnóstico sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Feira de Santana é apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho.
Diagnóstico sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Feira de Santana é apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho.
Diagnóstico sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Feira de Santana é apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho.
Diagnóstico sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Feira de Santana é apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho.

Um diagnóstico sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Feira de Santana foi apresentado nesta quarta-feira (04/07/2018), ao prefeito Colbert Martins Filho e secretários municipais, por técnicos da WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).

A reunião ocorreu na fábrica local da Pirelli, empresa responsável pela coordenação do projeto. O resultado desta análise, decorrente de uma ampla pesquisa aplicada junto a vários segmentos da população entre os dia 24 de abril e 26 de junho, se reverte em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos.

O projeto será desenvolvido pela WCSD, que engloba grandes empresas multinacionais, e já foi promovido em diversas cidades do mundo, sob a liderança de uma empresa por cidade.

“Vocês estão trazendo um superinvestimento para Feira de Santana, uma ajuda fundamental para que possamos melhorar a nossa mobilidade urbana. E estamos trabalhando ao lado da tecnologia, que não é contrária ao desenvolvimento”, ponderou Colbert Filho, para quem, “poucas cidades no Brasil tiveram este privilégio, e nós temos que estar à altura desta iniciativa”.

Consultora do projeto para a WBCSD, Mônica Guerra ponderou que “a apresentação de um perfil sobre mobilidade urbana da cidade, envolvendo os indicadores e informações de todos os modais, só foi possível a partir dos esforços das secretarias municipais”. A ideia, segundo Mônica, é levar a experiência de Feira de Santana para outras cidades.

Considerada inédita por ter sido aplicada de forma offline, a pesquisa mapeou uma gama de desafios que a gestão municipal se empenhará em encontrar as soluções mais viáveis, o que exigirá uma grande articulação entre as secretarias municipais.

Nesta primeira fase do projeto foram mobilizadas as secretarias do Planejamento, do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente; Transporte e Trânsito; Saúde, Comunicação Social e a Superintendência Municipal de Trânsito.

“Este projeto é muito importante porque vamos compatibilizar o que é exigido pela legislação, através do Plano Diretor de Mobilidade, com o que a população pensa, conforme refletido na pesquisa, e que provoca algumas ações específicas do governo. E o diagnóstico da população não tem nenhuma influência do poder público”, pontuou Carlos Brito, secretário de Planejamento.

A reunião também contou com as participações de Stefano Porro, responsável pelo Setor de Sustentabilidade da Pirelli; Mário batista, diretor de Relações Institucionais para América Latina; Irene Martinetti, manager da WBCSD; Edilson Conceição, diretor da Pirelli. Os secretários Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC), Arcênio Oliveira (Meio Ambiente), Saulo Figueiredo (Transporte e Trânsito), Valdomiro Silva (Comunicação).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.