Novo livro da Editora da UFRB aborda jornalismo político sob aspecto ético

Novo livro da Editora da UFRB aborda jornalismo político sob aspecto ético.Novo livro da Editora da UFRB aborda jornalismo político sob aspecto ético.

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou em sua página na internet a versão online do livro ‘O Jornalismo Político sob o Aspecto Ético: O Escândalo dos Atos Secretos do Senado nas Revistas Carta Capital e Veja’. De autoria da jornalista Neuma Dantas, o livro analisa o modo como o jornalismo brasileiro narrou, descreveu e interpretou os eventos políticos que redundaram no Escândalo do Senado ou Escândalo dos Atos Secretos, no ano de 2009.

A partir dos enquadramentos das descomposturas dos agentes políticos no caso, Neuma investigou como os jornalistas das duas revistas semanais julgaram tais equívocos éticos, selecionaram as causas, as consequências e as sugestões para minimizar os problemas apresentados pela crise política. A obra é resultado da sua pesquisa de mestrado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“As relações da comunicação com a arena política são instigantes e geradoras de conhecimento para estudiosos e leitores. Mais especificamente, a escolha de observar o jornalismo político sob as lentes da Ética segue um instinto farejador na busca da verdade e da manutenção do processo democrático”, explica Neuma, que atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudo de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes) da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Entre as contribuições reveladas no livro, a autora aponta as de ordem histórica e social, uma vez que a pesquisa recai sobre um determinado escândalo político, num determinado tempo moral da sociedade brasileira. Além disso, a obra reforça a apreciação do processo de produção do jornalismo político de revistas semanais; ajuda a esclarecer a associação entre o poder econômico, os procedimentos da construção do noticiário e o cumprimento dos princípios deontológicos.

“Por mais que o estabelecimento dos paradigmas éticos possa parecer utópico e difícil, os jornalistas e empresa de comunicação devem provocar as condições de seu plausível exercício, não deixando de ser um ideal a perseguir”, defende Neuma.

Sobre a autora

Neuma Dantas é diplomada em Letras Vernáculas pela UFBA (1986) e Comunicação Social-Jornalismo pelo Centro Universitário da Bahia (2007) e mestre em Comunicação e Política pela UFBA (2012). Já publicou o livro ‘Foia dos Rocêro: Crítica Política e Humor na Imprensa Baiana do Século XIX’, também pela Editora da UFRB em 2017.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]