Jornalista e pesquisadora baiana lança livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva

A jornalista e pesquisadora soteropolitana Gabriela Almeida.
A jornalista e pesquisadora soteropolitana Gabriela Almeida.
A jornalista e pesquisadora  soteropolitana Gabriela Almeida.
A jornalista e pesquisadora soteropolitana Gabriela Almeida.

A jornalista, professora universitária e pesquisadora baiana Gabriela Almeida lança o livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva nesta quinta-feira (19/07/2018), às 19 horas, na Tropos, no Rio Vermelho, em Salvador. O evento terá sessão de autógrafos com a autora e discotecagem do DJ el Cabong. O livro será vendido no local por R$ 50,00 e estará à venda posteriormente

A obra, publicada pela editora Alameda (SP), aborda o chamado cinema de ensaio, uma vertente de produção fílmica que vem se popularizando nos últimos 20 anos, derivada do documentário e do ensaio literário. Trata-se do primeiro livro inteiramente dedicado ao tema lançado por um autor brasileiro, o que torna o trabalho pioneiro e reforça sua contribuição aos estudos de cinema no país.

O ensaio fílmico se caracteriza pela liberdade no uso da linguagem audiovisual, pelo investimento em uma estética própria, pela exposição da subjetividade dos cineastas e pela possibilidade de exposição de pensamentos e teses nos filmes. Pesquisadores que vêm se dedicando ao seu estudo consideram que se trata de um quarto domínio do cinema (sendo os outros três a ficção, o documentário e o cinema experimental).

Fazem parte dessa classificação filmes como Santiago e No Intenso Agora, ambos de João Moreira Salles; Diário de uma busca, de Flávia Castro; Pan-cinema permamente, de Carlos Nader, bem como trabalhos recentes dos franceses Jean-Luc Godard (como Adeus à Linguagem e Filme Socialismo) e Agnès Varda (a exemplo de Os catadores e eu e As praias de Agnès).

O livro teve origem na tese de doutorado de Gabriela, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, e é resultado de quatro anos de pesquisa e escrita, incluindo um período de estudos em 2014 na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha.

Sobre a autora

Gabriela Almeida é soteropolitana e vive em Porto Alegre desde 2010. É jornalista e atuou sete anos na área em Salvador, na TV Bahia, TV Salvador, rádio Globo FM e em produtoras de vídeo. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), sediada em Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha. Fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e doutorado na UFRGS. O ensaio fílmico ou o cinema à deriva é seu primeiro livro.

Agenda

O quê: lançamento do livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva (Ed. Alameda)

Quando: 19 de julho, às 19 horas

Local: Tropos

Endereço: Rua Ilhéus, 214, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho – Salvador

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141329 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.