Hospital da Mulher de Feira de Santana promove a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher.
Cartaz anuncia 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher.
Cartaz anuncia 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher.
Cartaz anuncia 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher.

A nutricionista Dení Santiago, mãe da garota Sophie Louise (de apenas 50 dias), é doadora de leite materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher de Feira de Santana. Para ela, essa prática é fundamental tanto para a mãe – que se sente útil doando – e para os bebês que necessitam do leite.

“Sempre brinco dizendo que venho aqui partilhar o leite com os coleguinhas, porque poderia ser a minha filha nessa condição e seria importante que outras mães se sensibilizassem”, explica a mãe doadora.

O gesto de solidariedade, que serve como incentivo para outras mães, é um dos temas abordados durante a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher (SMAM) que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto de 2018.

Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação (WABA) e comemorada em todo o mundo na primeira semana de agosto, a SMAM tem o apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLHs), Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classe e ONGs.

Ao longo de sete dias, o evento discute sobre nutrição adequada, segurança alimentar e redução da pobreza perpassando pelo tema ‘Aleitamento Materno: a base da vida’. Ações educativas com o objetivo de incentivar, apoiar e garantir este ‘ato singelo’ serão realizadas tanto no Hospital da Mulher quanto em unidades escolares privadas e públicas, bem como em ruas do Centro.

“A SMAM 2018 chama a atenção para a redução da pobreza, das desigualdades e insegurança alimentar através da prática do aleitamento materno. Todas as atividades desenvolvidas objetivam destacar a importância da amamentação para o alcance de objetivos”, explica a responsável técnica do BLH, a enfermeira doutoranda Camilla Martins.

Ciclo de palestras

As inscrições podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e um frasco de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel) através no Banco de Leite do Hospital da Mulher: Rua Barra, nº 705, Bairro Jardim Cruzeiro.

A programação, voltada para profissionais de saúde e estudantes, tem início no dia 1º (quarta), às 10 horas, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o evento científico V Encontro de Aleitamento Materno do BLH do Hospital da Mulher.

As mães doadoras em situação de vulnerabilidade econômica e social serão contempladas, ao longo da semana, com cestas básicas arrecadadas durante o período de inscrições para a SMAM.

No segundo dia (2), às 9:30 horas, brindes serão entregues ao primeiro e segundo recém-nascidos nas enfermarias do HIPS, assim como uma placa de homenagem para mãe doadora do ano de 2017.

Com o propósito de destacar a importância do aleitamento materno como uma prática cultural que deve ser ensinada às novas gerações, na sexta, 3, às 10 horas, funcionários do BLH realizam palestra e distribuição de folders e brindes para os estudantes do ensino fundamental do Colégio Simétrico, durante o Encontrinho de Aleitamento Materno de Feira de Santana.

No sábado, 4, às 9 horas, a equipe BLH vai às ruas – cruzamento da Avenida Getúlio Vargas/Senhor dos Passos – e realiza ‘adesivaço’ em veículos como incentivo ao aleitamento materno.

Após o fim de semana, no dia 6, às 9 horas, ampla programação voltada às mães que realizam pré-natal de alto-risco no ambulatório da unidade. À tarde, às 15 horas, as mães participantes do Método Canguru (assistência ao recém-nascido prematuro e sua família) serão contempladas com atividades lúdicas, roda de conversa e sessão de fotografia com os filhos.

No encerramento na terça, 7, às 9 horas, gestantes e puérperas acompanhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Aviário I e II participam do projeto itinerante ‘Falando sobre Aleitamento’.

Especialmente, no dia 11 (sábado), às 8:30 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), a equipe técnica do BLH e alguma mães doadoras participam do evento ‘Hora do Mamaço’ promovido pelo grupo Grão de Amor.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, a SMAM ressalta o incentivo e a importância da doação de leite materno.

“O Banco de Leite do Hospital da Mulher é uma referência e está credenciado pela rede global de banco de leite humano na categoria A. Este evento serve como aperfeiçoamento dos profissionais e incentivo à população, já que nossa taxa de prematuridade é de onze por cento. Por isso é necessário que a população abrace essa causa”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]