

O Hemóvel, ônibus do Hemoba usado em iniciativas de coleta de sangue, vai ficar no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana até o meio-dia de sábado (07/07/2018). Até a tarde desta quinta-feira, 5, foram realizadas 31 doações.
Nesta sexta-feira, 6, o atendimento foi realizado até o meio-dia devido jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica, pelas quartas-de-final da Copa da Rússia, às 15 horas.
Em três meses, esta é a segunda vez que o veículo é levado ao estacionamento. Em maio, a parceria com a Paróquia Senhor dos Passos rendeu 282 bolsas de sangue, quantidade 18% maior do previsto.
E as expectativas desta vez são mais modestas, mas não menos animadoras para o estoque do Banco de Sangue do Hemoba, em Feira de Santana, que vem enfrentando problemas devido à baixa presença de doadores.
A parceria agora foi firmada com os Demoler do Complexo Maçônico, formado por cinco lojas locais. A ordem Demolay é uma sociedade secreta patrocinada pela maçonaria. Aceita jovens do sexo masculino entre 12 a 21 anos.
Ajudar ao próximo motivou o jovem Victor Araújo a participar da iniciativa, tanto na organização como como doador. “Doar sangue não gera problemas para a pessoa. Pelo contrário. Salva vidas”.
O procedimento todo para a doação (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos. E o organismo repõe o volume de sangue doado, 450 mililitros, nas primeiras 24 horas após a doação.
O candidato não poderá doar sangue se:
– Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos
Observação: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.
– O peso for inferior a 50 quilos
– Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação
– Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação
– Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação
– Estiver com febre no dia da doação
– Estiver grávida
– Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses