Hemóvel espera doador de sangue no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana

Hemóvel realiza atendimento de doadores de sangue.Hemóvel realiza atendimento de doadores de sangue.
Hemóvel realiza atendimento de doadores de sangue.

Hemóvel realiza atendimento de doadores de sangue.

O Hemóvel, ônibus do Hemoba usado em iniciativas de coleta de sangue, vai ficar no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana até o meio-dia de sábado (07/07/2018). Até a tarde desta quinta-feira, 5, foram realizadas 31 doações.

Nesta sexta-feira, 6, o atendimento foi realizado até o meio-dia devido jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica, pelas quartas-de-final da Copa da Rússia, às 15 horas.

Em três meses, esta é a segunda vez que o veículo é levado ao estacionamento. Em maio, a parceria com a Paróquia Senhor dos Passos rendeu 282 bolsas de sangue, quantidade 18% maior do previsto.

E as expectativas desta vez são mais modestas, mas não menos animadoras para o estoque do Banco de Sangue do Hemoba, em Feira de Santana, que vem enfrentando problemas devido à baixa presença de doadores.

A parceria agora foi firmada com os Demoler do Complexo Maçônico, formado por cinco lojas locais. A ordem Demolay é uma sociedade secreta patrocinada pela maçonaria. Aceita jovens do sexo masculino entre 12 a 21 anos.

Ajudar ao próximo motivou o jovem Victor Araújo a participar da iniciativa, tanto na organização como como doador. “Doar sangue não gera problemas para a pessoa. Pelo contrário. Salva vidas”.

O procedimento todo para a doação (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos. E o organismo repõe o volume de sangue doado, 450 mililitros, nas primeiras 24 horas após a doação.

O candidato não poderá doar sangue se:

– Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos

Observação: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.

– O peso for inferior a 50 quilos

– Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação

– Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação

– Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação

– Estiver com febre no dia da doação

– Estiver grávida

– Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]