Governo Rui Costa inaugura em Ilhéus Fábrica Escola do Chocolate Nelson Schaun

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fachada do CEEP do Chocolate Nelson Schaun.
Fachada do CEEP do Chocolate Nelson Schaun.
Fachada do CEEP do Chocolate Nelson Schaun.
Fachada do CEEP do Chocolate Nelson Schaun.

A Fábrica Escola do Chocolate Nelson Schaun será inaugurada em Ilhéus, nesta terça-feira (17/07/2018), pelo Estado da Bahia, com a presença de estudantes, educadores, autoridades, produtores locais, além de diferentes atores envolvidos com a cadeia produtiva do chocolate. A instalação, com capacidade para produção de 800 kg/mês de chocolate e de 2 toneladas/mês de nibs de cacau, tem o selo de Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia fortalecendo os produtores e a economia local, e vai investir na formação de aproximadamente 2 mil alunos por ano. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e o Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, participam do ato.

A proposta é prover, gratuitamente, a formação profissional, inicial e continuada, de jovens entre 16 e 24 anos, que estejam matriculados na educação básica regular da rede pública, além de adultos na modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A Fábrica Escola do CEEP do Chocolate valoriza e fomenta a vocação de Ilhéus e região na produção de chocolate, fortalecendo e incentivando toda a cadeia produtiva. A ideia é que ela funcione como uma incubadora, contribuindo para a aceleração de empreendimentos e para o fomento criativo, indo muito além da formação e da qualificação de profissionais. Além disso, vai agregar valor a um produto local, torná-lo mais acessível, fortalecer a Estrada do Chocolate (Rota do Cacau) e contribuir para a alimentação escolar. Tudo isso, com o selo de Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia, conquistado neste ano, e que reconhece que a região possui características diferenciadas para comercialização de produtos à base de cacau.

Destaque também para o Escritório Criativo Territorial (CEEP ILHÉUS) que, somado à Fábrica Escola, terá o objetivo de fomentar a interlocução entre instituição de ensino, comunidade e empresa; para o centro de informação turística e para a loja que vai comercializar parte do que for produzido pelos aprendizes.

Chocolate nas escolas

Quatro escolas estaduais da região vão se beneficiar diretamente com a inauguração da Fábrica Escola Nelson Schaun, em Ilhéus. Isso porque parte da produção será destinada à alimentação escolar, num esforço que irá envolver capacitação de merendeiras sobre diferentes formas de utilizar chocolates no preparo de alimentos nutritivos e funcionais para as crianças. É importante destacar o teor de cacau das barras cedidas, que são de 35%; 10% a mais do que geralmente é oferecido. A medida, ainda em caráter experimental, busca promover o enriquecimento nutricional dos alunos, a partir de um alimento local.

Agenda

Data da inauguração: 17 de julho de 2018 | Horário: 15 horas

Local: CEEP Prof. Nelson Schaun – Ilhéus: Av. Antônio Carlos Magalhães, 755, Malhado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]