Governador Rui Costa apresenta em Brasília experiência de mobilidade urbana na implantação do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas

Governador Rui Costa palestra sobre Parceria Público Privada do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas durante Fórum de Mobilidade promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
Governador Rui Costa palestra sobre Parceria Público Privada do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas durante Fórum de Mobilidade promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
Governador Rui Costa palestra sobre Parceria Público Privada do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas durante Fórum de Mobilidade promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
Governador Rui Costa palestra sobre Parceria Público Privada do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas durante Fórum de Mobilidade promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.

A Parceria Público Privada (PPP), realizada entre o Governo da Bahia e a empresa CCR Metrô, com a finalidade de implantar o Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas foi destaque no Fórum de Mobilidade promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O evento foi realizado nesta quarta-feira (18/07/2018), em Brasília.

O progresso da capital baiana no transporte sobre trilhos levou a cidade ao terceiro lugar no ranking de malha metroviária do país. Salvador tem hoje 33 quilômetros de trilhos de metrô implantados. “Escolhemos o modelo PPP, em que você introduz o elemento de compartilhamento de riscos”, explicou o governador Rui Costa ao pontuar que o ente privado assume riscos e compartilha ganhos junto com o Estado. Na prática funciona assim: “Se der prejuízo de até 10%, o privado assume sozinho e se der um lucro acima de 10 %, o Estado participa do resultado”.

O Estado ainda criou um fundo garantidor para responder à instabilidade de segurança que limita o avanço de projetos e obras de grande porte. “Com o fundo, o governo baiano garantiu o pagamento da parcela do governo federal à empresa vencedora da PPP, a CCR Metrô Bahia, já que os recursos federais não estão sendo pagos”, explicou Rui.

O metrô faz parte de um planejamento maior, feito para ligar extremos da capital e tornar Salvador uma cidade integrada. “Estamos construindo dois corredores transversais que alimentarão o metrô em quatro estações. São as primeiras ligações transversais feitas na cidade”, finalizou Rui.

Participaram do evento em Brasília também gestores e especialistas em mobilidade de todo o país.

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