Feira de Santana Fiéis participarão da secular procissão de Nossa Senhora Sant’Ana

Edição 2018 da procissão de Nossa Senhora Sant’Ana.
Edição 2018 da procissão de Nossa Senhora Sant’Ana.
Edição 2018 da procissão de Nossa Senhora Sant’Ana.
Edição 2018 da procissão de Nossa Senhora Sant’Ana.

A secular procissão dedicada à Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana, acontece na tarde desta quinta-feira (26/07/2018), dia dedicado pelos católicos à avó de Jesus Cristo. Todos os anos, milhares de fiéis, muitos pagando promessas e graças alcançadas, percorrem as ruas centrais da cidade carregando nos ombros imagens dos santos de devoção. Também é padroeira dos professores.

Durante a caminhada, que passa pelas avenidas Presidente Dutra, Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, mais a rua Conselheiro Franco, os fiéis carregam nos ombros andores e imagens. E aproveitam o momento para agradecer e fazer novos pedidos.

A procissão de Santana é um dos eventos católicos mais importantes do nordeste. Centenas de caravanas de cidades da região e áreas mais distantes tem como destino Feira, neste dia. A devoção à santa data de meados do século XVIII, quando Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão doaram as terras para a construção da capela em honra a São Domingos e a Senhora Sant’Ana, seus santos de devoção.

Tradicionalmente, dezenas de imagens de santos de cidades da região são trazidas para Feira para participar da procissão e são recebidos com reverência pelos católicos, que se concentram à saída da Matriz para ver o início da procissão. Os devotos demonstram muita fé na santa quando participam da evento religioso.

A santa também é padroeira de Catu, Serrinha, Caetité e Cansanção. Em Feira de Santana o 26 de julho é feriado municipal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.