Feira de Santana: adultos com mais de 40 anos devem fazer Teste Rápido para diagnóstico da Hepatite C

Idosos realizam Teste Rápido para diagnóstico da Hepatite C.
Idosos realizam Teste Rápido para diagnóstico da Hepatite C.
Idosos realizam Teste Rápido para diagnóstico da Hepatite C.
Idosos realizam Teste Rápido para diagnóstico da Hepatite C.

Mesmo sem existência de vacina para prevenção da hepatite C, a doença tem cura e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana tem contribuído para o plano de erradicação da enfermidade no Brasil até o ano de 2030. Para tanto, o Programa Municipal de Hepatites Virais convoca a população feirense com idade superior a 40 anos para testagem e diagnóstico.

Segundo Telma Nandiara, coordenadora do Programa de Hepatites Virais, quem tem tatuagem ou piercing deve ter uma preocupação maior em realizar o teste. Isso porque há alguns não se tinha o hábito de descartar objetos perfurantes, como agulhas, que possuem contato com o sangue e quando compartilhados são propícios para transmissão da doença.

“Por isso estamos reforçando o diagnóstico e encaminhando os casos positivos para tratamento, que dura em torno de 12 a 24 semanas”, ressalta.

Idosos têm acesso à vacina e testes rápidos

Maria de Fátima dos Santos, 62 anos, aproveitou a ação do Julho Amarelo, campanha de prevenção às hepatites virais, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, e fez o teste rápido na quinta-feira (19/07/2018). “Eu vim para a aula de massagem e fiz logo o teste. Achei ótima essa ação, pois tem pessoas que não sabem direito o que é a hepatite”, relata.

Desde cedo participando das atividades no Centro, Maria da Graça da Silva, 70 anos, tomou pela primeira vez a vacina. “Nunca tinha me vacinado contra hepatite e aprendi muita coisa aqui hoje. Tenho muito cuidado com meus esmaltes, alicate e não deixo ninguém pegar em minhas coisas”, ressalta.

Dia D

Para quem ainda não realizou o exame, a mobilização no dia D, 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, é uma oportunidade. O evento será marcado com testes rápidos, distribuição de preservativos e vacinação gratuita no estacionamento da Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas, das 8 às 12 horas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]