Espetáculo infanto-juvenil O Mundo das Minhas Palavras está em cartaz no Museu de Arte da Bahia

Cena do espetáculo 'O Mundo das Minhas Palavras'.
Cena do espetáculo 'O Mundo das Minhas Palavras'.
Cena do espetáculo 'O Mundo das Minhas Palavras'.
Cena do espetáculo ‘O Mundo das Minhas Palavras’.

O Núcleo Teatro Viável estende a temporada da montagem O Mundo das Minhas Palavras até 29 de julho de 2018, com sessões aos sábados, às 16 horas, e domingos, às 11 e 16 horas, no Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. O novo espetáculo tem como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças.

Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, O Mundo das Minhas Palavras tem no elenco Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, integrantes do Núcleo, que se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papéis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo a reflexão sobre o assunto.

De forma ágil, não linear e contemporânea, o espetáculo é uma conversa sobre como os adultos, a educação formal e a sociedade vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como elas vão capturando e guardando essas palavras, ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político.

O espetáculo dialoga de maneira lúdica com as crianças sobre suas próprias experiências com a construção de significados, mas, ao mesmo tempo, é um alerta para a responsabilidade dos adultos sobre a entrega que se faz desses significados.

“O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena, associada ao pensamento de viabilidade de execução que norteia o pensamento do Núcleo”, diz Wanderley.

A ficha técnica, além dos membros do grupo, reúne Luciano Salvador Bahia, com os efeitos sonoros e os arranjos para canções de Wanderley Meira; Erick Saboya, criando o cenário; Allison de Sá, pensando a iluminação e construindo o projeto elétrico. Seguindo uma política de sustentabilidade e baixo-custo, Erick Saboya e Alison de Sá aproveitam a estrutura da primeira produção do Núcleo, Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim.

O movimento dos atores em cena está sob a direção de Mônica Nascimento. Para criar o mundo das palavras, o mágico e ator Fernando Lopes criou e construiu o capacete do dicionário do espetáculo; André Luís Silva, traduzindo as ideias na programação visual; Rafael Pimentel Brito, fazendo assessoria de imprensa; e Diney Araújo, capturando as imagens para as fotografias.

O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder e Wanderley Meira, que se revezam nas diversas funções técnicas e artísticas. O grupo tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.

Agenda

O quê:  espetáculo infanto-juvenil O Mundo das Minhas Palavras

Quando: até 29 de julho – sessões sábados às 11 horas, e domingo, às 11 e 16 horas

Onde: Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória – Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.