Encontro Estadual de Mototaxistas discute regulamentação e conquistas da categoria; evento ocorre na ALBA

Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.
Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.
Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.
Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.

Ampliar a regulamentação da profissão nos municípios e discutir os avanços necessários para a categoria são os principais objetivos do Encontro Estadual de Mototaxistas, que acontece no dia 13 de agosto de 2018, a partir da 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento é uma iniciativa conjunta das entidades representativas da classe, em níveis nacional, estadual e municipal e conta com o apoio dos mandatos do deputado estadual Ângelo Almeida, deputado federal João Bacelar e do secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardin.

A organização do encontro envolve a Federação Nacional dos Mototaxistas (FENAMOTOS), Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (ASPROMOTS) e Sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas da Bahia (SINTRAMOTOS). “A atuação dos mototaxistas foi regulamentada a nível nacional em 2009, e precisamos fazer com que isso torne-se realidade também na maioria dos municípios baianos. Mas isso precisa ser feito com responsabilidade e diálogo”, declarou o presidente da FENAMOTOS E ASPROMOTS, Osvaldan Tupyassu.

De acordo com ele, algumas cidades, a exemplo de Salvador, fizeram a regulamentação sem ouvir a categoria, o que está gerando problemas para a classe. “Um dos intuitos de reunir os mototaxistas de todo o estado é compartilhar a realidade e discutir como esse processo está acontecendo em outros municípios”, disse o presidente.

Entre as principais pautas da categoria estão ainda incentivos para compra do veículo de duas rodas e equipamentos de proteção individual (EPI) como a criação de linhas para financiamento através do DESENBAHIA e redução na cobrança de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Em diversos estados os governos têm criado benefícios para os mototaxistas, a exemplo da redução de impostos, como já acontece para os taxistas. Queremos conversar com o Governo da Bahia para que nós também sejamos beneficiados em nosso estado”, afirmou Osvaldan Tupyassu.

O deputado estadual Ângelo Almeida destacou a importância do encontro e reafirmou seu apoio à categoria. “O mototaxista desempenha hoje nas cidades uma tarefa essencial, que é tornar o transporte mais acessível e democrático. Esse encontro estadual tem como finalidade organizar e fortalecer uma classe que tem se mostrado valiosa para população”, pontuou o parlamentar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.