Cortejo do 2 de Julho encanta turistas pelas ruas de Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena da edição 2018 dos festejos da Indecência da Bahia, comemorados em Salvador.
Cena da edição 2018 dos festejos da Indecência da Bahia, comemorados em Salvador.
Cena da edição 2018 dos festejos da Indecência da Bahia, comemorados em Salvador.
Cena da edição 2018 dos festejos da Indecência da Bahia, comemorados em Salvador.

Principal evento cívico do povo baiano, o tradicional cortejo do 2 de Julho transcorreu em ritmo intenso este ano, por conta das expectativas em torno de jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, nesta segunda-feira (02/07/2018), às 11 horas. A disputa esportiva, no entanto, reforçou o clima de patriotismo que o evento comemorativo da Independência da Bahia desperta, com as cores verde e amarelo marcando presença entre a multidão que acompanhava o cortejo do Largo da Lapinha ao Centro Histórico.

“A tradição do 2 de Julho é uma parte importante da história e da cultura da Bahia que é muito atraente para os turistas”, afirmou o secretário do Turismo do Estado, José Alves, que participou das comemorações nesta manhã.

De fato, o espetáculo enche os olhos de nativos e turistas que circulam pelo entorno do cortejo na data maior do calendário cívico baiano. Nas imediações do trajeto, principalmente no Largo do Pelourinho, era possível ver turistas admirando-se com o colorido e o fervor da festa cívica.

“É muito bonito o desfile, além de ser importante pela valorização da cultura brasileira e o resgate da nossa história”, disse a paulistana Elisângela Escribano França, que circulava de verde e amarelo. Ao lado, a filha Giovana mostrou-se maravilhada com a energia da terra que estava começando a conhecer: “O axé da Bahia é tudo”.

Para o francês Yoann Juhel, também recém-chegado a Salvador, o que chamava a atenção era a diversidade cultural que só se vê na Bahia. “Aqui parece que é festa para todo o lado, tem Santo Antônio, São João, São Pedro e agora este desfile do 2 de Julho. É uma festa diferente, aqui eu consigo ver grupos de candomblé, capoeira e percussão afro-brasileira, vou aprender mais sobre esta terra”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113538 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]