Tomaz Viana realiza visita guiada em exposição na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Uma das obras que compõem a exposição ‘Toz – Cultura Insonia’.Uma das obras que compõem a exposição ‘Toz – Cultura Insonia’.


Uma das obras que compõem a exposição ‘Toz – Cultura Insonia’.

Uma das obras que compõem a exposição ‘Toz – Cultura Insonia’.

No próximo sábado (16/06/2018), Tomaz Viana, o Toz, fará uma visita guiada na sua exposição ‘Toz – Cultura Insonia’, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. As 50 senhas serão distribuídas a partir das 15 horas e o passeio começará às 16 horas. A mostra, que fica em cartaz até 26 de agosto, revela novos contornos do personagem Insonia, uma entidade noturna e onipresente. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Durante a visita, Tomaz contará um pouco da história dos integrantes da civilização Insonia, suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de uma grande instalação interativa.

Sobre Tomaz Viana

Tomaz Viana nasceu em Salvador, em 1976. Formado em Arte e Design, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Grafitando há cerca de 20 anos, participou de vários eventos no Brasil e no exterior. A partir de 2013, Toz inicia a pintura de painéis de grandes tamanhos, entre eles, o painel de grafite de 2000 m2, localizado na região histórica do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e a fachada de 80 metros de altura do Hotel Marina, na praia do Leblon, Rio de Janeiro, em 2015.

Os diferentes personagens que integram sua obra estão espalhados em diversas cores e padronagens nos muros da cidade, em bairros como Jardim Botânico, Gávea, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa e Zona Portuária. Internacionalmente, já realizou trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa e Miami.

O desenvolvimento dos seus dois últimos personagens – Insonia e Vendedor de Alegria – marca o início de uma nova etapa em sua obra, onde passa a trabalhar com novos padrões. A temática da passagem da noite para o dia, materializada nesses dois personagens, permite uma nova cartela de cores. A técnica do spray é complementada com tinta óleo e diversos materiais para detalhes e contornos.

Em 2014, fez sua primeira exposição institucional individual: Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2015, abre sua primeira exposição individual em Paris com a Instalação Vendedor de Alegria, que ficou exposta entre agosto e novembro, em parceria com o Projeto SCOPE da Prefeitura do 13°Arrondissement de Paris. Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de grafite indoor em Nova York (Chelsea) e Hong Kong (Wan Chai) e, no final do mesmo ano, veio o convite da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira para pintar um carro alegórico do Carnaval de 2017.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]