Solicitações de asilo caem na União Europeia e saltam nos Estados Unidos, diz OCDE

Solicitações de asilo caem na União Europeia e saltam nos Estados Unidos diz OCDE.
Solicitações de asilo caem na União Europeia e saltam nos Estados Unidos diz OCDE.
Solicitações de asilo caem na União Europeia e saltam nos Estados Unidos diz OCDE.
Solicitações de asilo caem na União Europeia e saltam nos Estados Unidos diz OCDE.

O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador, que lidera as pesquisas antes da eleição de 1º de julho de 2018, pediu ao atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que “aja urgentemente” para deter “essa atitude arrogante, racista, desumana de deportar crianças, colocá-las em jaulas e separá-las de seus pais”.

“Em breve, muito em breve, quando nosso movimento triunfar, defenderemos os imigrantes do México, da América Central, todo o continente americano, e todos os imigrantes do mundo”, disse ele em um comício em Culiacán, capital de Sinaloa, Estado do noroeste.

Dos cerca de 1.995 casos registrados pelas autoridades dos EUA, só cerca de um por cento das crianças afetadas são mexicanas, e a maioria já foi repatriada, disse Videgaray.

Entre os 21 casos identificados de mexicanos separados dos pais está o de uma menina de 10 anos com Síndrome de Down que estava detida em McAllen, no Texas, disse Videgaray, acrescentando que a mãe da menina foi enviada a outro local.

Em abril, o secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, anunciou uma política de “tolerância zero” segundo a qual todos os imigrantes apreendidos na divisa EUA-México devem ser acusados criminalmente, de acordo com o estatuto de entradas criminosas do país.O número de pessoas fugindo de guerras ou conflitos para partes mais estáveis do mundo caiu significativamente em 2017, embora os Estados Unidos tenham registrado um aumento acentuado nas solicitações de asilo durante o primeiro ano do presidente Donald Trump na Casa Branca.

Em um relatório mais amplo sobre tendências de imigração, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse que o maior êxodo foi, pelo terceiro ano seguido, de Afeganistão, Síria e Iraque.

O relatório dfoi lançado em um momento em que a imigração está pautando políticas na Europa e nos Estados Unidos.

A União Europeia está gravemente dividida sobre o tema e tem enfrentado dificuldades para revisar suas regras de asilo, focando, ao invés disso, em reforçar suas fronteiras e impedir novas entradas.

Solicitações de asilo para países da OCDE caíram 25 por cento em 2017, ante recorde de 1,64 milhão no ano anterior, segundo o relatório. Solicitações para Estados membros da UE caíram quase pela metade.

Nos Estados Unidos, os pedidos subiram 26 por cento, chegando a 330 mil.

*Por Richard Lough, da Agência Reuters Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112608 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]