SEMA entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana

Sema entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana.
Sema entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana.
Sema entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana.
Sema entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana.

A garantia da preservação ambiental foi lembrada como um dos grandes objetivos do Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR), durante o evento realizado na manhã desta segunda-feira (18/06/2018), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana. Na oportunidade, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciaram a entrega dos 4.800 cadastro do CAR a agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais no município.

Simbolizando os agricultores familiares da região, Maria de Fátima de Jesus e Cecília de Jesus receberam o documento das mãos do secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis. “Cerca de 14% da população rural do país estão na Bahia. Somos o estado com o maior número de agricultores familiares. Por isso, é muito importante que a produção de alimentos pela agricultura familiar, que é a grande responsável por levar certos alimentos para a mesa das famílias, seja praticada com respeito ao meio ambiente”, disse o secretário, que lembrou a importância de manter protegidos os 20% de Reserva Legal e as áreas de preservação permanentes, a exemplo das margens dos rios e riachos.

Participaram do encontro, o secretário municipal de Agricultura, Joedilson Machado, a gerente da Bahiater de Feira de Santana, Edilza Reis, representantes de entidades ligadas à agricultora familiar e outras autoridades.

CAR/CEFIR

O cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais. Com a parceria estabelecida entre o governo do estado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, que é financiador do programa, o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.