Salvador: primeira Copa Baiana de Improvisação Teatral reúne artistas no Teatro Vila Velha

Primeira Copa Baiana de Improvisação Teatral, realizada no Teatro Vila Velha.
Primeira Copa Baiana de Improvisação Teatral, realizada no Teatro Vila Velha.
Primeira Copa Baiana de Improvisação Teatral, realizada no Teatro Vila Velha.
Primeira Copa Baiana de Improvisação Teatral, realizada no Teatro Vila Velha.

Todas as quartas-feiras, às 20 horas, a partir do dia 20 de junho de 2018, na sala principal do Teatro Vila Velha, em Salvador, 11 atores experientes no treinamento técnico do Teatro-Esporte, muitos deles pesquisadores e integrantes de grupos especializados nessa área – como o Cia. de Teatro Improviso Salvador e a Companhia Caratapa de Teatro de Improvisação – disputam a taça. Nessa seleção: Aicha Marques, Andréa Nunes, Daniel Farias, Evelin Buchegger, Igor Epifânio, Luiza Senna, Maurício de Oliveira, Talis Castro; além de Celso Jr, Daniela Chávez e Daniel Becker se revezando na direção e no julgamento dos improvisos. A atriz Edvana Carvalho é uma das convidadas.

Os times são formados por quatro ou cinco atores, que se desafiam em matches, que podem conter 4 ou 5 jogos, com durações diferentes. A plateia decide a temática, título, época, estilos, entre outros contextos da cena. É imprescindível a participação do público.

A maioria dos jogos são pré-definidos. Por exemplo, num jogo chamado abecedário, as falas/palavras que começam a cena seguem a ordem do alfabeto. Os times serão sorteados antes de cada dia de competição, sempre com os mesmos atores e formações variáveis.

O Teatro-Esporte é uma técnica de improvisação teatral, criada pelo diretor canadense Keith Johnstone, em meados dos anos 1960. Aqui na Bahia, a técnica chegou pelas mãos do diretor alemão Volker Quandt, em 1994.

Alguns jogos de improvisação

Caleidoscópio – a plateia define um tema simples, universal. Por exemplo: Água. Na sequência os atores desenvolvem histórias/monólogos sobre suas vidas incluindo a palavra, que pode sofrer interferência do juiz e passar a bola pra outra pessoa.

Jogo das Frases – frases são espalhadas pelo chão do palco, com as quais os atores devem trabalhar, incluindo-a verbalmente na cena. O que também pode ser feito através de livros espalhados pelo palco.

Dublagem – dois atores contracenam, porém suas vozes são feitas por atores adversários fora da cena.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108634 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]