Salvador: Olodum anima torcedores nas oitavas de finais da Copa do Mundo 2018

Cartaz anuncia 'Torcida Brasil Olodum'.
Cartaz anuncia 'Torcida Brasil Olodum'.
Cartaz anuncia 'Torcida Brasil Olodum'.
Cartaz anuncia ‘Torcida Brasil Olodum’.

Os tambores do Olodum vão embalar torcedores brasileiros e estrangeiros nesta segunda-feira (02/07/2018), na Praça Quincas Berro D’ Água, em Salvador, nas oitavas de finais da copa do Mundo, contra o México, devido  ao desfile do 2 de julho.

As batidas do Olodum conhecidas internacionalmente poderão ser ouvidas a partir das 10 horas, numa espécie de ‘esquenta’ dos torcedores para a partida que está marcada para as 11 horas.

Durante a apresentação, os torcedores e fãs da banda poderão apreciar as coreografias e sucessos de um dos maiores grupos da música baiana. Entre as canções, Samba Futebol e Alegria, que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro grito de guerra. Interpretada por Mateus Vidal, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval, Roberto Cruz, além de Mateus.

“A expectativa é transmitir as boas energias dos tambores para que a seleção brasileira possa trazer o hexa”, ressalta o cantor Mateus Vidal. O Olodum que é conhecido nacional e internacionalmente tem suas raízes fincadas no Pelourinho, coração do Centro Histórico de Salvador.

Histórico do Olodum na Copa do Mundo

Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato, respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006, na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

Em 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementaram a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.

Agenda

Quando: 2 de julho, às 11 horas

Onde: Praça Quincas Berro D’ Água

Endereço: Rua do Açouguinho, 12 – Pelourinho, Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111156 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]