‘Qual o turismo que queremos’ foi tema do 1º Fórum de Turismo de Itacaré

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
1º Fórum de Turismo de Itacaré.
1º Fórum de Turismo de Itacaré.
1º Fórum de Turismo de Itacaré.
1º Fórum de Turismo de Itacaré.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, realizou no Villa Ecoporan Hotel, no período de 13 a 15 de junho de 2018 o 1º Fórum de Turismo, com o tema ‘Qual o Turismo que Queremos?’. O evento contou com palestrantes profissionais renomados das mais diversas áreas. O evento contou com du​a​s grandes palestras de abertura com o tema ‘Destino Peru – Marketing Digital e Gastronomia’, com Milagros Ochoa, do escritório comercial do Peru no Brasil. Logo depois aconteceu a palestra com o tema ‘Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro’, com Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

Para o Prefeito de Itacaré Antonio de Anízio, “o Fórum de Turismo foi uma grande oportunidade para Empresários, Comunidades e Poder Público conhecerem as principais tendências de turismo e trabalharem a grande diversidade que o turismo de Itacaré, a exemplo da região de Taboquinhas com suas cachoeiras, aventuras e fazendas de cacau” disse o Prefeito.

No dia 13 a programação contou com o painel ‘Governanças Turísticas: Desafios e Sustentabilidade’ com a abordagem sobre ‘experiência de sucesso de instâncias de governança turística’, com Cícero Peralta, presidente do COMTUR de Bonito (MS); ‘As políticas públicas de turismo como oportunidades de desenvolvimento do destino – análises de casos concretos’, com Fabrício Amaral, Consultor do SEBRAE e ‘Importâncias das Instâncias de Governanças Locais e Regional’, com Cida Aguillar, presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e Margarida Claudia, presidente do COMTUR Itacaré. Painel ‘Inteligência Empresarial em Turismo e Hotelaria’, abordando temas como ‘O que estou fazendo para ampliar minhas vendas e fidelizar meu cliente – Gestão por indicadores, marketing e vendas’, com Christiano Penna, Consultor do Sebrae; ‘5 Passos para Aumentar a Rentabilidade do seu Hotel’, com Rodolfo Delphorno, gerente nacional de Vendas da OMNIBEES, ‘Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur 3.0), Controle e Certificado de Qualidade para os Meios de Hospedagem’, com Isamara Moura, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e ‘Google Meu Negócio: Relevância em presença Digital’, com Lupércio Oliveira. No final do dia as Operadoras Azul Viagens, CVC Corp e a Flytour realizaram com Empresários Locais uma grande rodada de negócios.

A proposta desse evento, segundo explicou o secretário de Turismo, Júlio Oliveira, é compartilhar as experiências, ampliar os conhecimentos nessa área, vivenciar os casos de sucesso e possibilitar a integração com agentes e profissionais brasileiros renomados, motivando os agentes locais do turismo a refletirem sobre o turismo melhor para todos.

Já no dia 14 o Fórum contou com a palestra motivacional: Turismo Voluntário e Consciente: Uma nova tendência –  Mariana Serra – Co-fundadora da Volunteer Vacations (VV). Painel ‘Turismo de Experiência: Potencialidades e Desafios’, Visitação em áreas naturais: a experiência das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu (PR) e do Bondinho do Pão de Açúcar (RJ) – Marcelo Skaf – Diretor da MSkaf – Consultoria Ambiental e Expedições, Turismo em Unidades de Conservação: potencialidades e desafios  – Diogo Gomes – Diretor Acadêmico do IFBAIANO – Uruçuca  e  Patrimônio Histórico Cultural como ativo econômico e social através do turismo de experiência – Liliana Leite – Diretora Executivo do IDES . O evento foi finalizado com o Painel ‘Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores’ com as palestras: Empresas e Destinos Turísticos Inteligentes: como fazer parte desta nova era?  – Marta Poggi – Consultora do SEBRAE, Projetos de automação de plataformas digitais de Maceió – Graziella Fritscher –  Diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de Maceió (AL) e A Indústria Criativa a Serviço do Turismo – Rubia Frizzo – Ex Secretária de turismo de Gramado e de Caxias (RS).

O evento prosseguiu até o dia 15 de junho com a realização de uma Visita Técnica pelo Centro Histórico de Itacaré, comunidade quilombola de Porto de Trás, Centro Cultural do Porto de Trás e região de Taboquinhas.

O Fórum contou com o apoio da Conselho Municipal de Turismo, Sebrae. SPHA, Ecoporan Hotel, FLEM – Fundação Luís Eduardo Magalhães e Governo da Bahia/Secretaria Estadual de Turismo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]