Projeto de valorização dos recursos marítimos é lançado no Virtual Educa Bahia 2018

Lançamento da plataforma Think Blue no Virtual Educa Bahia 2018.
Lançamento da plataforma Think Blue no Virtual Educa Bahia 2018.
Lançamento da plataforma Think Blue no Virtual Educa Bahia 2018.
Lançamento da plataforma Think Blue no Virtual Educa Bahia 2018.

Com o objetivo de promover cursos voltados para o conhecimento educacional e de sustentabilidade, nos diversos âmbitos dos recursos marítimos, como pesca, alimentação, turismo e transporte, é lançado oficialmente, nesta sexta-feira (08/06/2018), a plataforma Think Blue (Pense Azul). O projeto, desenvolvido pelo Banco Mundial, será lançado no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, como parte do Fórum Global de Educação e Inovação sobre Cooperação Sul-Sul, que integra a programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018.

O representante do Banco Mundial e coordenador da plataforma Think Blue, Jorge Barbosa, explica como vai funcionar o projeto. “Essa ferramenta de educação ajudará a realizarmos vários cursos utilizando recursos de tecnologia, realidade virtual e inteligência artificial para fazer uma experiência mais ativa para os estudantes. Mas também vamos relacionar os estudos com as indústrias marítimas para criar uma capacitação destes trabalhos. Por exemplo, a Bahia tem muita riqueza marítima e empresas ligadas ao setor, e acreditamos que tem muito para crescer. Por isso, a iniciativa para aprender sobre o tema com uma educação mais avançada sobre a tecnologia vai ajudar no crescimento local e internacional”, destaca.

Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o projeto pode oportunizar a estudantes e profissionais a chance de conhecer aspectos da sua região impulsionando a formação dos estudantes e profissionais do setor marítimo. “A Bahia possui a maior costa marítima do Brasil, e essa condição nos proporciona explorarmos uma vasta área de conhecimento para o aprendizado e crescimento econômico, passando do turismo à cultura da pesca. O projeto vai ao encontro do novo perfil da rede estadual que desenvolve uma educação voltada para a formação dos estudantes de acordo com a realidade em que vivem, neste caso as regiões costeiras”, contou.

Think Blue

É uma iniciativa do Banco Mundial apresentada na forma de um portal para a inovação na educação oceânica, e que promove e apóia a aprendizagem ao longo da vida. O portal busca aplicar uma aprendizagem automática para personalizar cada busca e obter os melhores resultados para todos os públicos. Essas tecnologias digitais também serão aplicadas a conteúdos educacionais on-line, oferecendo, assim, uma experiência de aprendizagem dinâmica adaptada às necessidades de cada indivíduo.

Sobre o Virtual Educa

O Virtual Educa 2018 é um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação. Trata-se de um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação ‘Cooperação Sul-Sul’, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais. Realizado no ICEIA, que foi completamente reformado pelo Estado, o evento ocupa os cinco pavilhões, as 45 salas de aula e o teatro, que tem capacidade para mil pessoas. A atividade envolve, ainda, exposição de projetos de Ciência, Inovação, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Tecnologias desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual, da capital e do interior, em quase 300 estandes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]