Mata de São João: Festival de esportes off-road promove 70% de ocupação em hotéis de Praia do Forte

Vista aérea do Distrito de Praia do Forte, no município de Mata de São João.
Vista aérea do Distrito de Praia do Forte, no município de Mata de São João.
Vista aérea do Distrito de Praia do Forte, no município de Mata de São João.
Vista aérea do Distrito de Praia do Forte, no município de Mata de São João.

A rotina de Praia do Forte vai mudar neste sábado e domingo 9 e 10 de junho de 2018 com a realização, pela primeira vez no local, do XTerra, maior festival de esportes off-road do mundo. A competição dinamiza a atividade turística da localidade de Mata de São João (Litoral Norte) na baixa estação, com a expectativa de atrair cerca de 3.100 pessoas, entre público (1.600) e atletas inscritos (1.500).

A média de ocupação nos hotéis e pousadas de Praia do Forte neste final de semana está em 70%, segundo a gerente executiva da Turisforte, Ana Caroline Alves. “Eventos esportivos como esse, de apelo internacional, trazem um fluxo interessante para a vila, pois normalmente os atletas tendem a vir com as famílias, aproveitando todo o final de semana”, avalia.

Competidores de estados como Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal, dentre outros, e também do interior da Bahia, estão entre os inscritos nas modalidades do evento: Triathlon, Trail Runs, Swin Challenge, MTB Cup Sport, MTB Cup Pro e a Corrida Kids, para crianças de até 13 anos, que representam quase 10% do total de inscrições.

O XTerra Brazil Tour começou em Ilhabela (SP), em 2005, e já passou por lugares como Barra Grande (BA), Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Tiradentes (MG), Paraty(RJ) e Ponta Grossa (PR), dentre outros. A proposta é agregar esporte, família e turismo. “Praia do Forte reúne todos os elementos que caracterizam o XTerra: natureza, desafios e um lugar turístico”, elogia Wanise Plischke, gerente do evento no Brasil.

A competição foi criada em 1996 pelo atleta Tom Kiely, no Havaí, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. Hoje, está presente em mais de 40 países.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109980 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]