Incêndio em casa de show é tema do III Simulado Junino do SAMU de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
SAMU realiza simulação de desastre na Micareta de Feira de Santana.
SAMU realiza simulação de desastre na Micareta de Feira de Santana.
SAMU realiza simulação de desastre na Micareta de Feira de Santana.
SAMU realiza simulação de desastre na Micareta de Feira de Santana.

Um desastre com 100 vítimas, decorrido de um incêndio numa casa de shows, será o tema do III Grande Simulado Junino do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), a ser realizado no dia 13 de junho de 2018, às 9 horas, na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana. Além do treinamento e capacitação da equipe de profissionais do órgão, o evento também tem como objetivo alertar a população para os riscos do uso de fogos de artifício em ambientes fechados.

O tema escolhido foi baseado no incêndio da boate Kiss, ocorrido no ano de 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que levou centenas de pessoas a óbito. “Simular essa situação é uma forma de precaver as casas de show, preparar os órgãos e alertar principalmente a população”, informa a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

O simulado contará com o apoio de diversas instituições, como o Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Coelba, Via Bahia, Defesa Civil e a Superintendência Municipal de Trânsito. Também participarão estudantes de enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, fisioterapia e educação física.

Durante o treinamento será utilizado o método START, que é uma triagem feita no local para evitar o óbito durante o transporte do paciente e a organização do cenário com as vítimas separadas por gravidade.

Reunião de preparação para o Simulado 

E para definir a atuação de cada entidade durante a encenação, foi realizada nesta quarta-feira, 30, uma reunião entre os órgãos responsáveis. “Como em situações de acidentes reais, é importante que o SAMU trabalhe em parceria com os órgãos”, afirma Maiza Macedo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113597 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]