Inaugurado espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana

Presidente José Carneiro inaugura espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana.
Presidente José Carneiro inaugura espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana.
Presidente José Carneiro inaugura espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana.
Presidente José Carneiro inaugura espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana.

O presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), inaugurou, no início da manhã desta quarta-feira (27/06/2018), o espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana, na Sala Jornalista Egberto Tavares Costa, localizada no Prédio Anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana. O espaço dispõe de 30 (trinta) imagens doadas pelo fotógrafo feirense José Ângelo Leite Pinto, retratam momentos que marcaram a história da Princesa do Sertão.

A solenidade foi prestigiada por vereadores, profissionais da imprensa local, representantes da sociedade civil e servidores da da Câmara Municipal. Na oportunidade, o presidente da Casa agradeceu a doação do acervo, parabenizou o chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara, Joilton Freitas, por idealizar a criação da galeria, e destacou a importância de promover a divulgação da história de nossa cidade.

“Parabenizo o chefe da Ascom, o radialista Joilton Freitas, que foi o mentor da ideia de criarmos esse espaço para a exposição dessas fotografias, que lembram a história dessa terra. Joilton foi muito feliz, também, com escolha do local, que é referência nesse Prédio. Esse espaço ficará escrito na história desta Casa e será de grande utilidade para as pessoas refletirem sobre o passado de nosso Feira de Santana”, destacou.

O fotógrafo José Ângelo Leite Pinto, ao parabenizar a Casa pela criação do espaço, ressaltou a importância de preservação da memória histórica do município. “Estamos testemunhando um momento de suma importância para o resgate de parcela da história do município de Feira de Santana. A memória só é preservada quando compartilhamos com os outros. Muitos agradecimentos virão das futuras gerações. Essas imagens nos mostram de onde viemos, o que estamos fazendo e para onde vamos”, concluiu.

Para o secretário municipal de Comunicação Social, Valdomiro Silva, o espaço poderá servir de inspiração para o Poder Público. “O espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana pode ser inspirador para escolas e demais equipamentos públicos criarem espaços dessa natureza, que possam contribuir para a preservação da memória de Feira de Santana. Parabéns aos idealizadores, parabéns à Câmara Municipal e ao fotógrafo Ângelo Pinto por essa importante iniciativa”, afirmou.

O vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC) também fez uso da palavra enaltecendo a iniciativa da Câmara Municipal em criar um espaço dedicado à exposição de imagens que retratam a momentos marcantes da história de fundação da cidade e equipamentos públicos. “A Câmara recebe hoje um grande presente com a inauguração desse espaço. O presidente José Carneiro está deixando a sua marca, um legado para as gerações que virão e poderão, aqui, apreciar a história contada por meio de fotografias”, parabenizou.

O vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe, DEM) também parabenizou a Casa pela iniciativa. “A história tem que ser contada, lembrada e relatada aos nossos jovens. O presidente José Carneiro está de parabéns. Quando cheguei a esta Casa, em meu primeiro mandato, este prédio era alugado, lutamos e conseguimos adquirir o equipamento e hoje, é muita alegria, prestigiar a inauguração de um espaço de tamanha importância para divulgação e preservação da memória de nossa querida Feira de Santana”, ressaltou.

Presente à solenidade, Marcos Antônio Pires revelou a emoção de estar diante de imagens que remetem ao passado da Princesa do Sertão. “Essas imagens remetem a minha infância e me enchem de emoção. Feira de Santana, essa cidade grande e pujante, que carrega a história de muitas famílias, sempre será essa cidade referência na história de nosso país. Desejo que a Câmara seja o pilar principal para defesa da cultura e da história de nossa cidade”, finalizou.

Após inauguração do espaço, o presidente recepcionou os convidados com um café da manhã, na Sala de Reunião, localizada no Prédio Anexo da Câmara, marcando o encerramento do primeiro semestre de atividades legislativas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]