Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró é lançada na ALBA

Deputada estadual Fátima Nunes lidera Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró.
Deputada estadual Fátima Nunes lidera Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró.
Deputada estadual Fátima Nunes lidera Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró.
Deputada estadual Fátima Nunes lidera Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró.

A Frente Parlamentar em Defesa das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi lançada na tarde desta terça-feira (19/06/2018). Proposta pela deputada estadual Fátima Nunes Lula (PT), em parceria com os deputados Aderbal Caldas (PP), Bira Corôa (PT) e Zó (PC do B), o evento contou também com a presença de parlamentares, forrozeiros, músicos, artistas, simpatizantes, além da presidente do Colegiado da Bahia, Rozania Macedo.

De acordo com a petista, o processo tramitará na Casa com objetivo de definir e finalizar as Matrizes do Forró. “Demos agora o ponta pé inicial na Assembleia Legislativa. A documentação, entre requerimento, ata de fundação e o Estatuto da Frente Parlamentar passará por cada etapa, inclusive a criação do Conselho Executivo e Consultivo. Com isso, debates, palestras, plenárias, eventos acontecerão até que o Iphan finalize os estudos, aprovando que as Matrizes do Forró torne-se Patrimônio Cultural e Imaterial”, declarou Fátima Nunes.

Para a presidente do Colegiado, esse encontro reforça ainda mais a luta daqueles que realmente defendem o forró e suas matrizes. “Vamos lutar até o fim. Essa frente inicia o processo da nossa luta no parlamento baiano para chegarmos ao nosso objetivo no Iphan. Estamos trabalhando há cinco anos e teremos nossos esforços compensados, sim. Quando vou para cada encontro, em cada Estado, levo o desejo de cada artista em fazer desse desejo um ato concreto. Agradeço aos deputados pelo apoio, em especial a Fátima Nunes. Em 400 anos de forró no mundo, nunca foi levantado na Bahia uma militância como essa, com organização, planejamento, ações efetivas e representatividade em todo Brasil. Todos estão os militantes estão representados, e continuaremos defendendo o forró”, concluiu Macedo.

Estiveram presentes também no encontro os deputados Gika Lopes, Neusa Cadore e Bobô, além de representantes dos deputados Rosemberg Pinto e Zó. Após o lançamento da Frente, os artistas fizeram um “arrastão do forró” nos corredores da Alba, chamando ainda mais atenção para a causa, com muita música e forró.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108705 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]