Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio de Salvador realiza XII Caldeirão Cultural

Cartaz anuncia XII Caldeirão Cultural.
Cartaz anuncia XII Caldeirão Cultural.
Cartaz anuncia XII Caldeirão Cultural.
Cartaz anuncia XII Caldeirão Cultural.

Festival de Artes do Subúrbio Ferroviário de Salvador vai movimentar a Praça São Braz, o Centro Cultural Plataforma (CCP), o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu, no Subúrbio de Salvador, com 12 horas de intensa programação. A edição 2018 será realizada no dia 8 de junho de 2018 e conta com a participação de mais de 20 grupos das diversas vertentes artísticas, além de comemorar o 11º ano da reabertura do CCP, um dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O evento é realizado pelo Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio com entrada franca.

A grade de programação é composta por cinco ações: Caminhada Cultural, Plataforma de Talentos, Piquenique de Argumentos, Varanda Cultural e Ecocult. Com exceção do Piquenique de Argumentos, as demais atividades acontecem na Praça São Braz. O Ecocult acontece no Parque São Bartolomeu e será no dia 9 de junho.

As 12 horas de programação terão inicio às 10h do dia 8. A abertura será com a tradicional caminhada cultural do Largo do Luso à Praça São Braz. Em seguida, pela primeira vez, o Plataforma de Talentos será realizado na praça. Mais de 20 grupos artísticos são esperados para as duas ações.

No Piquenique de Argumentos, através do tema “Troca-troca de Experiências em Gestão Cultural”, modelos de gestão serão debatidos. Farão parte da mesa Chicco Assis – Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, DJ Navi – Grupo Elétric Dance (Itaberaba), Emílio Tapioca – Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Helder Bonfim – Fórum de Cultura da Bahia, Lia Robatto – Coreógrafa, Luís Buranga – A Outra Companhia de Teatro, Maria Mariguella – Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia, Plínio Rattes – Pesquisador em Gestão Cultural (Cultura e Sociedade /UFBA), Raimilton Carvalho – Movimento de Cultura Popular do Subúrbio.

Para finalizar as atividades, será realizado na frente do CCP um varandão cultural. na programação está previsto final do Show de calouros, Dj Navi e apresentação de bandas locais.

O Ecocult funcionará como uma ressaca do Caldeirão e este ano finalizará a programação. A atividade começa com um café da manhã colaborativo, às 9h, seguida da trilha ecológica saindo do Centro de Referência e adentrando as matas do Parque São Bartolomeu. O objetivo é dar visibilidade ao potencial ecológico, paisagístico e turístico do território através de trilhas e articulação de redes, chamando atenção para a necessidade da revitalização das cachoeiras e dos mananciais do parque.

Histórico

Depois de quase 20 anos fechado, o Centro Cultural Plataforma (CCP) abriu suas portas à comunidade em 08 de junho de 2007. A reabertura foi uma conquista dos artistas e entidades sócio-culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que desde o fechamento do antigo Cine-Teatro promoveram uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o espaço.

Agenda

Quando: 8 de junho de 2018

Onde: Praça São Braz, Centro Cultural Plataforma, Centro de Referência do Parque São Bartolomeu | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]