Feira de Santana: Musicoterapia, Tai Chi Chuan e outras práticas interativas foram levadas para o Campo Limpo

Viviane Ramos.
Viviane Ramos.
Viviane Ramos.
Viviane Ramos.

Foi realizada nesta quinta-feira (07/06/2018), a I Feira de Saúde voltada para Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica. O evento de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde propôs um momento de conhecimento e relaxamento na Unidade de Saúde da Família do bairro Campo Limpo.

Com a voz leve e cantarolando, a musicoterapeuta Viviane Ramos iniciou a sessão se apresentando e pedindo ao público para acompanhá-la. Durante a ação, ela diz perceber que as pessoas não se dão conta que estão fazendo terapia e então instantaneamente sorrisos surgem nos rostos. “Essa prática tem resultados positivos, melhora o humor e é indicada para tratamentos de transtornos, reabilitação, entre outros”, ressalta.

O evento também contou com stands e sessões de ioga, tai chi chuan, fitoterapia, naturopatia, reiki, thetrainline, massoterapia, acupuntura e auriculoterapia. Para os adultos poderem participar ativamente das sessões, brinquedoteca e espaço de saúde bucal foram reservados para as crianças.Zilda Gomes, 78 anos, experimentou quase todas as sessões ofertadas. A que mais gostou foi o tai chi chuan, que é uma arte marcial, reconhecida também como uma forma de meditação em movimento. Ela também afirma que foi uma oportunidade para aprender que algumas doenças podem ser tratadas com terapias e remédios naturais.

De acordo com o idealizador do evento e educador físico do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Rodrigo Novais, essa foi a real proposta da ação, mostrar novas possibilidades de cuidar da saúde, através de práticas não medicamentosas.

“Não se trata de negar o uso do medicamento, é propor o uso do medicamento de forma racional e trazer a sugestão de terapias alternativas que tratam do corpo como um todo”, afirma.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]