Feira de Santana: integrante do Coral Maestro Miro descobre talento através do Programa Arte de Viver

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Abinadab Andrade participou da oficina de canto no Programa Arte de Viver.
Abinadab Andrade participou da oficina de canto no Programa Arte de Viver.
Abinadab Andrade participou da oficina de canto no Programa Arte de Viver.
Abinadab Andrade participou da oficina de canto no Programa Arte de Viver.

A vontade de se dedicar e aprender sobre música sempre fez parte da vida de Abinadab Andrade. Aos 14 anos de idade ele teve a oportunidade a partir de uma oficina de violão, do Programa Arte de Viver, iniciativa da Fundação Egberto Costa, em Feira de Santana. Algum tempo depois se encantou com o canto.

“Um certo dia eu passei na frente da sala de canto coral, vi o pessoal cantando e me interessei em tentar mostrar minha voz para a professora Celiah Zaiin. A partir disso, ela me incentivou muito para fazer parte dessa oficina e me aperfeiçoar no canto, fiquei durante três anos”, conta.

Hoje, aos 19 anos de idade, Abinadab é integrante do Coral Maestro Miro, um dos maiores grupos do gênero no interior da Bahia. Diz que pretende aprender e se aperfeiçoar cada vez mais. “Graças ao Programa Arte de Viver encontrei minha vocação”, acredita.

Mais de mil alunos se apresentam no encerramento do semestre

Entre os dias 9 e 20 de junho, 1.331 alunos, divididos em 105 turmas, se apresentaram no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, e também nos espaços dos Centros de Esportes e Arte Unificados – CEUs: Aviário, Jardim Acácia e Cidade Nova, no evento que marcou o encerramento das oficinas do primeiro semestre de 2018.

Adauto Silva, professor da oficina Ballet Baby no CCMM e nas praças CEU’s, observa que o Programa pode influenciar de maneira positiva na construção dos alunos. “Somos formadores de opinião e estamos construindo cidadãos. Isso é o mais importante, fazer com que essas crianças futuramente sejam seguras e líderes da própria vida, conhecendo mais o mundo através da arte. E é isso que o Programa Arte de Viver traz para a população de Feira de Santana”.

Perspectiva de crescimento no segundo semestre

O Diretor do CCMM e coordenador das atividades do Programa Arte de Viver, Luiz Augusto Oliveira, comenta sobre a demanda de alunos que estão inscritos no Programa e a constante procura pelas oficinas. Ele afirma uma perspectiva de crescimento do Arte de Viver, ampliando para outras localidades, devido a demanda.

“Com o crescimento do programa e do número de alunos, que já alcançamos neste semestre, contabilizando três mil e vinte cinco vagas, a tendência é ampliação de espaços. No próximo semestre nós devemos aumentar esse número de alunos porque também o programa está indo para outros locais, outras escolas”, afirma.

O Programa Arte de Viver reinicia as atividades a partir do dia 3 de julho de 2018, com novas turmas para o segundo semestre, disponibilizando um total de 2.945 vagas.

Para fazer parte das oficinas, é necessário pré-cadastro na página oficial da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br) e aguardar pela confirmação e matrícula, que ocorre no CCMM. O inscrito não contemplado poderá aguardar por vagas remanescentes.

Sobre o Programa Arte de Viver

O Programa Arte de Viver é um projeto desenvolvido desde o ano de 2001, quando inicialmente realizava 5 oficinas: teatro, dança, canto, violão e teclado. Contando com mais investimentos da Prefeitura, através da Fundação Egberto Costa (FUNTITEC), e grande aceitação por parte da população, a partir do ano de 2013 o desejo de ampliação se fez necessário, acompanhado do compromisso de socializar, incluir e diversificar as artes na cidade.

Hoje, o Programa Arte de Viver ampliou sua estrutura e oferece vinte oficinas gratuitas, que são: Ballet baby, Ballet infantil, canto coral, Capoeira, Dança de salão, Dança do ventre, Dança popular, Dança terapia, Dança tribal, Desenho em quadrinho, Jazz, Street dance, Teatro adolescente, Teatro adulto, Teatro infantil, Teatro melhor idade, Teclado, Violão e Violino.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]