Feira de Santana: crianças “invadem” São João de Tiquaruçu

Crianças presentes no São João 2018 de Tiquaruçu.
Crianças presentes no São João 2018 de Tiquaruçu.
Crianças presentes no São João 2018 de Tiquaruçu.
Crianças presentes no São João 2018 de Tiquaruçu.

Victoria Fiuza, de 11 anos, soltou fogos com as amiguinhas e correu pela praça do Distrito de Tiquaruçu, localizado no município de Feira de Santana. Victoria não estava só. Porque uma coisa que teve, em muito, no São João de Tiquaruçu foi criança. Garantia que a tradição vai continuar.

“A gente brinca, dança, canta, faço amigos, conheço novas pessoas. Fiz várias amigas, ao invés de uma, a gente brinca com todas”, garante a pequena, enquanto soltava chuvinhas ao lado da praça. Mesmo morando em Salvador, Victoria se sente em casa porque, além de ter família no distrito e está sempre por lá, passou todas as festas juninas da sua vida no local.

Para a mãe de Victoria, Mimaria Lima, é um alívio. O ambiente familiar garante a segurança tão importante para a filha. “A gente saiu daqui há 14 anos, mas todos os anos passamos o São João aqui. É familiar, aconchegante. As crianças amam, porque aqui elas ficam mais à vontade”, explica.

Crianças têm papel fundamental na festa

Assim como Victoria, os pequenos estão por toda a parte. Ivonilson Fernandez, administrador do distrito, entende que as crianças também são fundamentais para que o ambiente fique com a cara do verdadeiro São João. “As próprias crianças ajudam a gente a enfeitar, grampear as bandeirolas. É um São João de família, sem bagunça e as crianças podem brincar na praça pra lá e pra cá. A gente tenta passar a tradição, de mim, que tenho 43 anos, para os mais jovens, que estão chegando agora, com 10, 12 anos, para que eles possam dar continuidade”, destaca.

Apesar da festa ser animada pelos pequenos, não tem idade certa quando o assunto é forró. E isso Karine Lima pode garantir. Ela e a filha Sophia Niel, que mesmo tendo só 5 anos esbanja simpatia e prova que para curtir forró não tem idade. Mãe e filha dançaram juntinhas durante a show da banda Cangaia de Jegue.

De Luiz Gonzaga a Wesley Safadão

“Minha filha gosta, se diverte, fica à vontade. A melhor festa é o São João”. Sophia ainda foi tirada para dançar pelo cantor Junior Bomfim, um dos vocalistas da banda, que estreou no São João de Tiquaruçu em grande estilo. “Eu costumo brincar dizendo que a gente faz tudo, de Luiz Gonzaga a Wesley Safadão”, comemorou o cantor.

E para quem esteve em Tiquaruçu no último dia da festa, não faltou opção de boa música. O evento recebeu ainda Roquinho do Forró, Forrozeiros do Norte, Wotimar e Jheovane.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]