Escolas estaduais de Salvador e do interior baiano comemoram festejos juninos em clima de Copa do Mundo

Escolas estaduais da Bahia realizam festejos juninos.
Escolas estaduais da Bahia realizam festejos juninos.
Escolas estaduais da Bahia realizam festejos juninos.
Escolas estaduais da Bahia realizam festejos juninos.

As escolas estaduais da capital e interior do Estado já estão no clima dos festejos juninos e muitas realizam atividades associadas à Copa do Mundo 2018. Os estudantes estão participando de diversas atividades como brincadeiras tradicionais, apresentações musicais, gincanas e degustações de comidas típicas com o objetivo de integrar toda a comunidade escolar.

No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito – Tempo Integral, em Salvador, o tema da festa, nesta quarta-feira (20/06/2018) foi ‘Forró do Henriquinho e da Henriquinha’. Os estudantes participaram de diversas brincadeiras como ‘Corrida do saco’, ‘Dança da cadeira’ e encenação de um casamento tradicional caipira. Para Maylane Dinah Morais, 11, do 6º, a festa foi muito divertida. “Foi muito bom comemorar os festejos juninos com todos os estudantes e professores. Algumas brincadeiras eu não conhecia e foi muito bom participar com os colegas e, também, participamos de um sorteio de brindes”, disse a estudante.

Ainda em Salvador, o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no Bairro de Cajazeiras IV, promoveu uma gincana com a participação dos estudantes das dez turmas do 1° ano. Cada turma representou um país participante da Copa do Mundo de 2018, apresentando aspectos culturais, sociais, geográficos e históricos.

Interior

O Colégio Estadual Presidente Médice, localizado em Itabuna (357 km de Salvador), também realizou na quarta-feira (20), a culminância do projeto ‘São João na Copa’. A atividade teve o objetivo de valorizar a cultura nordestina através das crenças, danças, simpatias e brincadeiras tradicionais, relacionando os festejos da Copa do Mundo de Futebol 2018 com as festas juninas. O estudante Diogo Souza Santos, 17, 3° ano, adorou a programação. “Fizemos uma peça teatral sobre o casamento junino, apresentação de coral e outras brincadeiras. Além disso, houve degustação de doces e comidas típicas juninas. Eu fiz em casa e levei para a escola maçã do amor, amendoim e pipoca doce com leite em pó e todos gostaram”, disse animado.

Outra unidade escolar de Itabuna que também comemorou os festejos juninos em clima de Copa do Mundo foi o Colégio Estadual General Osório, que promoveu a primeira edição da Feira das Nações, realizada no espaço de convivência da escola, com a participação de professores e estudantes. Durante o evento, que foi aberto à comunidade, foram apresentados trabalhos que representam a cultura dos países que participam da Copa do Mundo, com destaque para a seleção brasileira, além de pratos típicos juninos, num momento de integração da comunidade escolar.

De acordo com a vice-diretora Iracema Esteves, o colégio realiza uma série de atividades extraclasse como a Feira das Nações, que valorizam a prática no processo de aprendizagem e o fortalecimento da cidadania entre os estudantes. “Além do intercâmbio de experiências culturais, a atividade pedagógica, que teve como elemento motivador a Copa, contribuiu para desenvolver atitudes de respeito às diferenças e ampliar a visão de mundo dos estudantes”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.