
O Desembargador Baltazar Miranda Saraiva representou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Desembargador Gesivaldo Britto, em sessão especial alusiva ao 153º aniversário da Batalha do Riachuelo. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Salvador, quarta-feira (06/06/2018), no Plenário Cosme de Farias.
Na Data Magna da Marinha do Brasil, 11 de junho, comemora-se a Batalha Naval do Riachuelo. Esse combate foi um dos eventos militares mais marcantes durante a Guerra do Paraguai. Às margens do Rio Riachuelo, afluente do Rio Paraguai, a batalha foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai. A guerra, para controle dos rios da bacia do Prata, estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.
Durante a solenidade, a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, sob a regência do Maestro José de Anchieta Dantas Neto, executou o Hino Nacional e a Canção do Marinheiro.
Além do Desembargador, prestigiaram a mesa do evento as seguintes autoridades: o Secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer e Vereador licenciado, Geraldo Júnior; o Subsecretário Estadual de Segurança Pública, Ary Oliveira; o Governador do Rotary Club Distrito 4550, Henrique Gonçalves Trindade; o Comandante do Segundo Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos; o ex-Comandante do Segundo Distrito Naval, Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa; o Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador José Henrique Kaipper; o Chefe do Estado-Maior da Sexta Região Militar, Coronel Marinho; o Comandante do Policiamento Regional da Baía de Todos os Santos, Coronel Valter Menezes; e os Vereadores Téo Senna e Henrique Carballal.
