Deputado Sidelvan Nóbrega quer centro de reabilitação em Feira de Santana para tratar crianças com microcefalia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).

Preocupado com a ausência de unidades específicas para tratar crianças com microcefalia em Feira de Santana, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC) protocolou um projeto de indicação, no qual pede ao governador Rui Costa a imediata implantação de um centro de reabilitação no município.

A microcefalia é uma malformação congênita do cérebro que pode ser provocada por vários fatores que vão desde substâncias químicas, até por bactérias, radiação e vírus. Na Bahia, o surto de casos foi associado ao zica vírus (transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti – mesmo vetor da dengue).

As sequelas mais comuns da microcefalia são: epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor, fala, problemas de visão e audição, requerendo atenção especial e tratamento adequado dos pacientes.

No documento, o autor da iniciativa lembra que a maioria das famílias que possui filhos com a doença não tem condições econômico-financeira para pagar um centro de reabilitação nem para se deslocar para Salvador em busca de tratamento no Hospital Sarah Kubitscheck.

“A implantação do centro de reabilitação irá promover a saúde, reduzir os riscos e os agravos da doença, além de beneficiar também pacientes residentes nos municípios vizinhos”, pontuou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113557 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]