Deputado Sidelvan Nóbrega quer centro de reabilitação em Feira de Santana para tratar crianças com microcefalia

Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC).

Preocupado com a ausência de unidades específicas para tratar crianças com microcefalia em Feira de Santana, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC) protocolou um projeto de indicação, no qual pede ao governador Rui Costa a imediata implantação de um centro de reabilitação no município.

A microcefalia é uma malformação congênita do cérebro que pode ser provocada por vários fatores que vão desde substâncias químicas, até por bactérias, radiação e vírus. Na Bahia, o surto de casos foi associado ao zica vírus (transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti – mesmo vetor da dengue).

As sequelas mais comuns da microcefalia são: epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor, fala, problemas de visão e audição, requerendo atenção especial e tratamento adequado dos pacientes.

No documento, o autor da iniciativa lembra que a maioria das famílias que possui filhos com a doença não tem condições econômico-financeira para pagar um centro de reabilitação nem para se deslocar para Salvador em busca de tratamento no Hospital Sarah Kubitscheck.

“A implantação do centro de reabilitação irá promover a saúde, reduzir os riscos e os agravos da doença, além de beneficiar também pacientes residentes nos municípios vizinhos”, pontuou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]