Assistente social é contemplada com Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ângela Pérsico é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Ângela Pérsico é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Ângela Pérsico é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Ângela Pérsico é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Empoderada, guerreira, forte, destemida, corajosa, consciente do seu papel político e social. O vereador Cadmiel Pereira não poupou adjetivos para descrever a assistente social Ângela Maria de Oliveira Pérsico, que na noite desta quarta-feira (30/05/2018) foi contemplada com a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana, por meio de um projeto de sua autoria.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha. Ele comparou a homenageada à heroína que dá nome à honraria concedida pela Câmara Municipal. “Tal qual Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras, Ângela Pérsico foi pioneira na política de Assistência Social no município”, afirmou Cadmiel Pereira, ao justificar a concessão da Comenda, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela homenageada.

“Assistente Social, formada pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), feirense, envolvida com as causas sociais, tem feito da sua história de vida uma trajetória de militância social, sobretudo no que se relaciona à garantia de direitos da população que se encontra em vulnerabilidade social”, destacou o vereador. Ele contou ainda que Ângela Pérsico é professora universitária, “contribuindo para a formação de profissionais críticos e atuantes”.

O vereador falou ainda da atuação de Ângela Pérsico à frente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços assistenciais “Trabalho que tem promovido o nome de Feira de Santana como expoente da política de Assistência Social”, frisou.

“É um momento singular e esta homenagem tem várias dimensões”, disse Ângela Pérsico, visivelmente emocionada, ao fazer um pronunciamento com foco na gratidão, especialmente à família e colegas de profissão, bem como à Câmara Municipal, pela concessão da honraria. Citando o padre Fábio de Melo, agradeceu “pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou, por me olhar devagar” e lembrou que na Ucsal aprendeu valores e a ter compromisso com o bem comum. “Hoje estou retribuindo o que recebi de conhecimento e vivi de experiências”, afirmou.

Confessando estar movida por uma mistura de gratidão e felicidade, a homenageada citou o poeta Carlos Drumond para falar da possibilidade de oportunizar acesso às políticas públicas de Assistência Social e manter o foco profissional em promover o bem-estar das pessoas. “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo”, disse citando novamente Drumond, enfatizando que lutou contra todos para fazer valer os princípios do Serviço Social.

“Tinha uma pedra no meio do caminho… Pedras sempre tem. Com elas, as pedras, busquei edificar todos os espaços do qual faço parte”, finalizou a assistente social, que compôs a Mesa de Honra da solenidade, presidida por José Carneiro Rocha, ao lado do marido Marcos Pérsico e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira de Oliveira, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]