Virtual Educa Bahia 2018 inicia com educadores do Brasil, Caribe, da América Latina e da África

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Bahia sedia XIX Encontro Internacional Virtual Educa.
Bahia sedia XIX Encontro Internacional Virtual Educa.
Bahia sedia XIX Encontro Internacional Virtual Educa.
Bahia sedia XIX Encontro Internacional Virtual Educa.

Pela primeira vez, a Bahia será sede de um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação: o Encontro Internacional Virtual Educa, em sua 19ª edição, que começa na segunda-feira (04/06/2018) e prossegue até o dia 8, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), em Salvador. Com o tema ‘Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único’, o evento reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África, trazendo uma vasta programação, com destaque para os fóruns e as conferências, ministrados por renomados professores, escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estão envolvidos na temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

Em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século 21, o XIX Virtual Educa está dividido em dois eixos, com diferentes programações. O primeiro é o Espaço Pedagógico ‘Educação para transformar a sociedade em um único espaço multicultural’, destinado a educadores e estudantes, que estarão reunidos no ICEIA. O segundo refere-se ao Fórum Global de Educação e Inovação ‘Cooperação Sul-Sul’, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Edifício do Terminal Marítimo do Porto de Salvador, localizado ao lado do Distrito Histórico, durante o qual será apresentada a iniciativa Think Blue, desenvolvida pela Virtual Educa em colaboração com o Banco Mundial.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ressalta a importância da realização do Virtual Educa em 2018. “Como uma iniciativa projetada em 2001, com vistas a superar todas as dificuldades e envolver as pessoas, o Virtual Educa agora nos dará a oportunidade, no Brasil, de discutir não só a América Latina, mas também o continente africano. A Virtual Educa Brasil 2018 não será um debate dentro do Brasil, mas o Brasil e a Virtual Educa falando para todo o mundo sobre as necessidades que temos e a possibilidade de superar todas as barreiras para alcançar esta nova escola, esta nova educação”.

Fóruns

Ao longo dos cinco dias do evento, serão realizados seis fóruns, tendo à frente renomados professores, escritores e pesquisadores ligados à Educação, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Serão eles: III Fórum de Desenvolvimento Tecnológico; III Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade; XI Fórum de Educadores para a Era Digital; XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; VII Fórum Formação ao Longo da Vida; e XIV Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Cada fórum promoverá de três a quatro conferências e apresentará uma média de 45 trabalhos de pesquisa, voltados ao tema geral do evento.

Conferências

A programação também inclui conferências, que contarão com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação Walter Pinheiro, além de personalidades de outros países. Dentre os conferencistas estrangeiros estão Christian Miranda, U.C. Chile, que abordará o tema ‘El silencioso abandono de la formación integral del educador del siglo XXI’. Também marcarão presença o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Salles, que abordará o tema ‘UFBA e o ensino do século XXI’; e representantes da Fundo das Nações Unidas para a Infância/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que participarão da conferência ‘Programas de apoio a Educação na parceria UNICEF/ BNDES’. ‘Inovações nas Escolas da América Latina’, com Rodrigo Pimentel, da Google, e ‘Aprende quem ensina’, com o maestro Ricardo Castro, do Neojibá, também estão na programação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]