Terceira edição da Feira Literária de Mucugê terá Chico César, Márcia Tiburi e Elisa Lucinda entre os convidados

Cartaz da terceira Feira Literária de Mucugê (Fligê).
Cartaz da terceira Feira Literária de Mucugê (Fligê).
Cartaz da terceira Feira Literária de Mucugê (Fligê).
Cartaz da terceira Feira Literária de Mucugê (Fligê).

A 3ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) será realizada na cidade da Chapada Diamantina, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2018, com programação diversificada. Este ano, o tema central da Fligê, que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), será Literatura e Resistência: A vida nos rastros da palavra, destacando o protagonismo feminino. Entre os nomes confirmados estão a filósofa e escritora Márcia Tiburi, a poeta Elisa Lucinda, o cantor e compositor Chico César e o ativista e político Jean Wyllys.

Também marcará presença no evento a ensaísta Helena Buarque de Hollanda, que fará a palestra de abertura. Além do encontro com os autores, a Fligê vai promover conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, contação de histórias, projeção de filmes, oficinas, entre outras atividades.

A nova edição da Fligê ganhou lançamento no Museu Regional de Vitória da Conquista, no último dia 11, com o objetivo de divulgar sua programação por toda a área de influência da Chapada e do sudoeste baiano. “Por meio de uma homenagem a um coletivo de mulheres e à escrita feminina, vamos contar com uma grande programação que pretende expressar o que precisa mudar, no sentido dos direitos da mulher”, afirmou a professora Ester Figueiredo, curadora da Fligê.

A curadora contou ainda que a programação vai acontecer em diferentes espaços da cidade e atenderá a públicos de perfis diversos. Realizada pelo Coletivo Lavra, nesta terceira edição, a Fligê tem como objetivo se consolidar como um dos mais importantes eventos literários do estado.

Mucugê

Com cerca de dez mil habitantes, o município de Mucugê é uma das pequenas joias da Chapada Diamantina. Foi lá que, na primeira metade do século XIX, apareceram os primeiros diamantes que batizaram toda a região. A beleza e simplicidade do seus casarios e ruas, a vista para os chapadões e o original cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, estão entre as suas atrações. Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan). Rodeada por montanhas, a temperatura média na cidade é de 19˚C.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110061 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]