Tendências globais em produtos de beleza estão na segunda edição da Mostra Bahia Cosmética

Mostra Bahia Cosmética ocorre em Salvador.
Mostra Bahia Cosmética ocorre em Salvador.
Mostra Bahia Cosmética ocorre em Salvador.
Mostra Bahia Cosmética ocorre em Salvador.

Shampoos e cremes matizadores que seguem a linha faça você mesmo, escova progressiva redutora de volume sem formol e em sache, dermocosméticos alinhados ao conceito Free (veganos; sem parabenos; e não testados em animais), aromas especiais, produtos específicos para cabelos crespos e cacheados são alguns dos cosméticos fabricados na Bahia que os consumidores vão conhecer durante a segunda edição da Mostra Bahia Cosmética, que acontece de 26 a 28 de maio de 2018, no Shopping Bela Vista.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic-BA), em parceria com o Sebrae, o evento apresentará tendências e novidades dos cosméticos produzidos por empresas baianas, com espaços destinados à exposição e também à experimentação de produtos.

Antenados às tendências globais de consumo, à exemplo da Call Out Culture (A cultura da Reivindicação), que está relacionada ao ativismo digital, o qual envolve posicionamento cultural e político a favor da representatividade de cor e gênero e da quebra de padrões, as marcas de beleza e cosméticos locais trarão à Mostra o que há de mais atual na produção baiana, que está atenta a diversidade existente na região.

Plástica capilar, máscaras tonalizantes, sérum com toque seco e hidratação 24 horas: muitos dos produtos da Mostra são verdadeiros tratamentos de salão de beleza para serem usados no conforto de casa. O conceito faça você mesmo está conectado ao crescente número de pessoas que buscam praticidade, eficácia e uma relação vantajosa entre custo e benefício. “A indústria baiana entende e desenvolve diretamente para o público baiano”, afirma o presidente do Sindcosmetic-BA, Raul Menezes.

Menezes acrescenta que os produtos têm qualidade e preços mais acessíveis, “combinação fundamental num país que ainda enfrenta dificuldades”, diz. Ele também sinaliza que a produção baiana está mais diversificada, e com indústrias trabalhando em produtos de maior valor agregado, investindo em embalagens e em novas formulações.

Indústria em recuperação

O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos de beleza e higiene do mundo, sendo o 4° colocado da lista, atrás penas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Após dois anos seguidos de queda, o setor de higiene, perfumaria e cosméticos voltou a crescer em 2017. A receita, descontados impostos e inflação, cresceu 2,77% segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Ainda de acordo com a associação, o primeiro trimestre deste ano acumula alta de 3% nas vendas (dentro e fora do país) em comparação ao mesmo período do ano passado.

As exportações de produtos cosméticos brasileiros nos primeiros três meses do ano aumentaram 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado e a estimativa do setor é que o crescimento para 2018 não fique abaixo dos 3%.

O resultado, porém, não é visto pela entidade como uma retomada definitiva das empresas do ramo. Antes do início da recessão, a média de crescimento dessa indústria variava entre o dobro e o triplo da do PIB. Em 2015 e 2016, as perdas chegaram a 6% e 9%, respectivamente.

A favor dos fabricantes de cosméticos e itens de higiene pessoal estão a projeção de novos cortes na taxa básica de juros (Selic) e a retomada do emprego e do consumo em 2018.

Agenda

Quando: De 26 a 28 de maio de 2018

Onde:  Shopping Bela Vista (Praça Central) | Salvador

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