Semana Jornalismo Importa II é realizada na UESB em Vitória da Conquista

Cartaz anuncia Jornalismo Importa II.
Cartaz anuncia Jornalismo Importa II.
Cartaz anuncia Jornalismo Importa II.
Cartaz anuncia Jornalismo Importa II.

Em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo da Uesb, entre os dias 5 a 18 de maio de 2018 acontecerá a Semana Jornalismo Importa II, no auditório II do Módulo Luizão na Uesb, campus de Vitória da Conquista. O evento terá intervenções artísticas, palestras e oficinas sobre temas atuais, como os terríveis anos da ditadura militar no Brasil, a importância dos Direitos Humanos e as opressões contra mulheres, negros e homossexuais, e também discussões específicas, tais o jornalismo esportivo e a mídia independente em nível local, estadual e nacional.

O intuito do evento é instigar e provocar reflexões acerca do jornalismo na atualidade por meio de discussões que tratem de temas transversais à prática jornalística, como os Direitos Humanos e as opressões às minorias, e também questões relacionadas às mudanças no mercado da comunicação e sobre especialidades jornalísticas em evidência, como o jornalismo esportivo em ano de Copa do Mundo. Dessa forma, a Semana Jornalismo Importa II busca aproximar a universidade do mercado local, regional e nacional, possibilitando uma interação e integração entre os estudantes em formação e os profissionais e entre o conhecimento acadêmico e as transformações do cotidiano do jornalismo.

A programação do evento será realizada durante quatro dias, no turno da manhã e noite. No primeiro dia (15 de maio), os temas abordados estão relacionados às opressões às minorias (mulheres, negros e gays), os Direitos Humanos e à ditadura militar no Brasil. Entre os convidados a palestrar estão: o professor do curso de Direito da Uesb e advogado, Ruy Medeiros; a professora do curso de Direito e advogada, Lucina Silva; a professora e pesquisadora do curso de Ciências Social, Núbia Regina; o mestrando da UFBA, Murilo Nonato; representante do Conselho Municipal da Mulher, Keu Souza.

Já no segundo dia (16) o foco da discussão estará voltado para o jornalismo esportivo, tendo duas mesas de trabalho. A primeira delas vai debater ‘Cobertura esportiva: jornalismo ou entretenimento’ com os profissionais especializados na área: Pedro Canísio (freelance de Salvador), Junior Patente e Guilherme Barbosa, sendo esses dois últimos de Vitória da Conquista. A segunda mesa vai debater ‘Mulher no Jornalismo Esportivo’ com as profissionais: Mariana Bastos da Folha de S.Paulo e Natália Silva da Revista Gambiarra.

No terceiro dia, o tema geral será a ‘Mídia Independente’, sendo a primeira mesa com Donminique Azevedo do Instituto Mídia Étnica (Salvador) e Laura Capriglione do Jornalistas Livres. Já na segunda mesa haverá representantes da ‘Mídia Independente’ local com os jornalistas Rafael Flores e Ana Paula da Revista Gambiarra, Frarlei Nascimento do site Blitz Conquista, Cibele da Revista Saúde e Ellen Lapa do Blog Ellen Lapa. Nesse mesmo dia 17, à noite, das 18 às 22 horas, na Uesb, acontecerá a oficina ‘Jornalismo Esportivo’ com Mariana Bastos. No dia 18, pela manhã, a discussão sobre Mídia Independente irá continuar com Laura Capriglione, das 8 às 11 horas.

Além dessas atividades, em todos os dias serão realizadas intervenções artísticas no intervalo das palestras e haverá exposições fotográficas com questões relacionadas aos temas do evento. No terceiro dia, 17, às 12 horas, haverá uma obra artística surpresa sobre a Ditadura Militar no Restaurante Universitário (RU).

A Semana Jornalismo Importa é coordenada pela professora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, e a organização do evento está sob a responsabilidade dos estudantes do segundo semestre de Jornalismo, e conta com o apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão) e do Colegiado de Comunicação e Jornalismo.

Para participar é necessário a fazer inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVbQlQo-MWVKLcbfavaehW2YmBjH1R2Vl953XWK4IdKt1JDg/viewform.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]