Salvador: ‘Segundas do Chorinho’ completa sete anos de vida com tributo a Edson Sete Cordas

Cartaz anuncia tributo a Edson Sete Cordas no projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia tributo a Edson Sete Cordas no projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia tributo a Edson Sete Cordas no projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia tributo a Edson Sete Cordas no projeto ‘Segundas do Chorinho’.

No mês de maio de 2018, o Projeto Segundas do Chorinho comemora, com os amigos chorões e público, 7 anos de existência. Sete anos recebendo diversos grupos da capital e Interior do Estado da Bahia. Sete anos de perseverança e luta para a manutenção desse que é um gênero musical genuinamente brasileiro, o Choro.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, a partir das 20 horas, na Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho.

Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Já passaram pelo Projeto grupos como Os Ingênuos, Mandaia, Gente do Choro, Patuscada, Dose Sonora, DuoBem, etc., tendo nomes como Elisa Goritzki, Maestro Fred Dantas, Júlio Caldas, Armandinho Macêdo, Luiz Caldas, Estevam Dantas, entre inúmeros outros chorões.

Integrando as comemorações, o Projeto presta tributo ao saudoso Mestre Edson Sete Cordas, ao longo de todo o mês de maio, festejando o aniversário do Projeto Segundas do Chorinho Ano 7.  A noite de festa terá como grupo anfitrião o ‘Gente do Choro’, recebendo amigos chorões, para juntos interpretarem composições do homenageado, assim como clássicos do choro e da música popular brasileira, no formato Roda de Choro.

Gente do Choro

O grupo instrumental surgiu em 2001, criado pelos músicos Carlinhos do Bandolim e o saudoso Pedrinho do Pandeiro.

A ideia de formar um grupo surgiu, a princípio, como uma brincadeira musical. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes na tradicional roda de choro.

Hoje, com 16 anos de existência, o grupo possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, elevando o astral e contagiando a todos com o seu ‘tempero musical’ único.

O grupo Gente do Choro tem atualmente como integrantes os músicos Carlinhos do Bandolim, Washington seis cordas, Washington do Cavaquinho e o Mestre Cacau do Pandeiro.

Cacau do Pandeiro (89 anos) – Padrinho do Projeto Segundas do Chorinho desde maio de 2017 * é remanescente do regional do choro Os Ingênuos e amigos do saudoso Edson Sete Cordas.

Mestre Cacau é um virtuoso, cuja versatilidade não encontra fronteiras: sua atuação e talento profissionais podem ser comprovados, tanto em gêneros musicais mais tradicionais, a exemplo do choro, como em grupos que experimentam novas propostas estéticas.

Edson Sete Cordas

O ‘Pai’ do Choro na Bahia. Marcado pelo bom humor, pela espontaneidade, bem como pelo rigor e profissionalismo em seu trabalho, Edson Santos ao partir para tocar em outro plano, aos 71 anos e com mais de 50 de carreira, era e é até hoje reconhecido e respeitado entre os instrumentistas da Bahia e do país, tendo como nome artístico Edson Sete Cordas por conta do instrumento que tocava, o violão de 7 cordas.

Em 1973 fundou o grupo de chorinho ‘Os Ingênuos’ e ao lado de Cacau do Pandeiro e mais recentemente dos músicos Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo ‘Pixinguinha’ Santos (Flauta), Claudio Arraes e Júlio Caldas (Bandolim), Dudu Reis e Washington Oliveira (cavaco), entre outros, possui sete gravações musicais dentre vinis, CDs e DVD.

Em 1977, fundou no Teatro Castro Alves o principal movimento de choro em Salvador junto com Paulinho da Viola, o Clube do Choro. Nos últimos anos de trabalho, Edson também fazia parte de outros grupos, tocando outros gêneros, a exemplo do Grupo Botequim com seu samba de raiz.

Confira a programação para o mês de maio:

07/05 – Gente do Choro

14/05 – Dose Sonora

21/05 – Ricardo Marques Quarteto

28/05 – Juvino Filho

Agenda

O quê: Projeto Segundas do Chorinho – Ano 7

Atração: Aniversário de 7 anos com Gente do Choro & chorões convidados

Quando: 7 de maio, a partir das 20 horas

Homenageado do Ano 7: Mestre Edson Sete Cordas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho – Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]