Salvador: Praça Nossa Senhora da Luz ganha estátua em homenagem a João Ubaldo Ribeiro

Convite anuncia inauguração de estátua em homenagem a João Ubaldo Ribeiro.
Convite anuncia inauguração de estátua em homenagem a João Ubaldo Ribeiro.
Convite anuncia inauguração de estátua em homenagem a João Ubaldo Ribeiro.
Convite anuncia inauguração de estátua em homenagem a João Ubaldo Ribeiro.

Sexta-feira (18/05/2018), às 17 horas, A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal),  inaugura a estátua em homenagem ao jornalista, escritor, advogado e professor, João Ubaldo Ribeiro, na Praça Nossa Senhora da Luz – Pituba.

A obra foi confeccionada em fibra de vidro e tamanho natural, pela artista Márcia Magno, que assina alguns monumentos na cidade como a estátua de Zumbi dos Palmares (Praça da Sé), Busto de Calasans Neto (Itapuã), Busto de Nelson Mantela (Liberdade), Busto de Caymmi (Itapuã), entre outras.

A programação conta ainda com a participação das Sussurradeiras, grupo composto por dez mulheres que sussurram poemas de diversos poetas pelas ruas de Salvador, usando seus ‘sussurradores’ personalizados, feitos com tubos de papelão reciclados, que, na ocasião, vão ‘sussurrar’ trechos de algumas obras de João Ubaldo no ouvido do público presente.

Caminhos da Leitura

Esta ação integra a programação do projeto Caminhos da Leitura, Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, entre outras atividades, em escolas, bibliotecas e praças nos bairros de Salvador.

Além da estátua do escritor, será instalada uma casinha/caixa do programa Livres Livros abastecida com obras autorais, bem como exemplares da Coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, selo literário lançado pela Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, com publicação de oito obras dos gêneros Contos, Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia, Romance e Republicação.

A praça ganha bancos no entorno do monumento, a fim de promover um ambiente de lazer que estimule o prazer da leitura no próprio local, com uma bela vista para o mar. Será possível conhecer um pouco mais sobre o escritor a partir de uma mini biografia registrada na placa de inauguração, e virtualmente, através da ação #Reconectar, com impressão de um QR Code, onde é possível acessar, pelo tablet ou celular com leitor de QR Code, a ficha com mais informações sobre o monumento nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro é baiano e patrono do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, promovido pela FGM. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 1972, na categoria ‘Revelação de Autor’, concedido pela Câmara Brasileira do Livro,  com o romance Sargento Getúlio. Suas obras tiveram destaque no cenário internacional, traduzidos em treze idiomas, como O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro. Ganhador do Prêmio Camões, em 2008, o mais importante reconhecimento a autores da língua portuguesa, criado pelos governos do Brasil e Portugal em 1988. Foi membro da Academia de Letras Brasileira e da Academia de Letras da Bahia.

Para Fernando Guerreiro, Presidente da Fundação Gregório de Mattos, João Ubaldo Ribeiro é um “grande escritor e figura ímpar, que transformou sua paixão pelo local onde nasceu numa obra excepcional, merecedor de todas as honras e ações de reconhecimento. Transformar a Praça Nossa Senhora da Luz num ponto de leitura a partir de um monumento e ações de incentivo é perpetuar as ideias desse grande artista. Viva a literatura brasileira.”

Agenda

Quando: 18 de maio, às 17 horas

Onde: Praça Nossa Senhora da Luz – Pituba, em Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115142 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.