Salvador: espetáculo Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim está em cartaz no MAB

Cena do espetáculo 'Ponto e Vírgula'.
Cena do espetáculo 'Ponto e Vírgula'.
Cena do espetáculo 'Ponto e Vírgula'.
Cena do espetáculo ‘Ponto e Vírgula’.

Núcleo Teatro Viável volta ao Laboratório de Experimentação Estética do MAB para mais uma temporada de Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim. O espetáculo com direção de Guilherme Hunder (Avesso, Paco e o Tempo) – que também assina figurino – fica em cartaz aos sábados e domingos até o dia 13 de maio de 2018, sempre às 18 horas, no Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Dois homens, absolutamente desconhecidos se encontram em uma sala de espera. Eles aguardam a chegada de um atendente. Wanderley Meira (Woyzeck, Dark Times, Sade, As Confrarias, Longa Jornada Noite Adentro), que também assina o texto, e Augusto Nascimento (Romeu e Julieta, Propriedade Condenada, Na Fila) vivem esses dois homens sem nome, identificados apenas pelas senhas de número 1 e 2.

Entediados com a demora, aos poucos, uma conversa se desenrola e cada um deles, com mais ou com menos disposição, deixam escapar suas questões com a vida e o motivo da espera. Com diálogo ágil, deixando escapar, ou quase desperdiçando palavras que revelam verdadeiros traumas, o constrangimento de não se conhecerem e a exposição em que se colocam às vezes constroem cenas hilárias. Em uma situação quase absurda, esses homens aproveitam esse tempo para se libertarem das angústias, tristezas, medos e gritos.

O tempo e os silêncios daqueles dois homens são os mesmos que a plateia vive ao acompanhar aquele encontro na ansiedade que se estabelece automaticamente em qualquer “sala de espera” – lugar onde se quer ouvir o chamado do seu nome ou da sua senha, o sentimento e a necessidade de terminar, de chegar ao fim. Eles anseiam por isso até começarem a se questionar sobre a existência factual de um fim ou o seu desejo real de que este fim aconteça.

O cenário de Erick Saboya coloca, presos em exposição ao público, os dois homens e suas histórias. Projetado para se adaptar a diferentes espaços de encenação, exibe-se um não-lugar que sugere tanto o interior do ser humano na sociedade atual quanto ambientes cotidianos do serviço público de atendimento ao cidadão.

A luz dita o lugar e a atmosfera densa onde as personagens se encontram a duelar com as angústias colocadas pela situação. A iluminação de Allison de Sá é uma luz fria que expõe tudo que se vê e, junto com os personagens e suas histórias, vai se transformando, deixando aparecer também as sombras que tentam fugir da claridade. De forma suave, a luz contrapõe com a dureza da espera, o tempo que passa e nada muda.

Leonardro Bittencourt compõe uma trilha sonora que, sobretudo, valoriza os silêncios angustiantes da espera: ruídos que acentuam o silêncio nesses espaços vazios de relações – acionamento do bebedouro, ranger do ventilador, arrastar de cadeiras. A trilha, composta a partir de texturas sonoras que expõem a alma conturbada desses dois homens, vai se transformando também em música ao passo que eles se deslocam daquele ambiente para seu próprio interior.

O aparato técnico foi construído para que se possa realizar apresentações em espaços alternativos e que não sejam necessariamente uma sala de teatro. Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim tem texto é uma realização do Núcleo Teatro Viável, com operação de som e produção executiva de Fernanda Beltrão.

Agenda

Quando: 5, 06, 12 e 13 de maio, às 18 horas

Onde: Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116652 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.