Romance Mendax, um ladrão de histórias é lançado no Salvador Shopping

Convite anuncia lançamento do livro Mendax, um ladrão de histórias no Salvador Shopping.
Convite anuncia lançamento do livro Mendax, um ladrão de histórias no Salvador Shopping.
Convite anuncia lançamento do livro Mendax, um ladrão de histórias no Salvador Shopping.
Convite anuncia lançamento do livro Mendax, um ladrão de histórias no Salvador Shopping.

Um romance juvenil que tem como personagens autores baianos contemporâneos em uma trama detetivesca e bem-humorada. Este é o enredo do livro Mendax, um ladrão de histórias que será lançado nesta quinta-feira (10/05/2018), às 19 horas, no stand da editora Caramurê, no Salvador Shopping (L1). A obra de Breno Fernandes abre oficialmente o espaço.

Quem são os escritores e poetas em atividade na Bahia? Uma maneira prática e divertida de buscar essas referências é ler essa história instigante. “O livro Mendax, o ladrão de histórias, de Breno Fernandes, publicado pela FB publicações (selo juvenil da Editora Caramurê), é produto de muita imaginação e belo senso de humor. Leitura sempre agradável, pois tem o texto ágil que seduz da primeira à última página. “Estão de parabéns o autor, a editora e o leitor”, comenta Ruy Espinheira Filho um dos autores citados no texto.

Na trama, três adolescentes, Naia, Guto e Diacuí, se juntam para desvendar o enigma da identidade do Esplêndido Mendax, pseudônimo de um autor best-seller cujo rosto ninguém nunca viu, o que leva os jovens a entrar em contato com diversos escritores que vivem em Salvador hoje em dia. Os jovens então partem para bolar um plano engraçadíssimo para chamar a atenção das pessoas para sua causa.

O que motiva o trio não é a empolgação de fã, e sim o desejo de interrogar o misterioso autor sobre a conduta de ter recheado seus romances com histórias verídicas, que aconteceram com aqueles jovens, sem sua autorização — daí o epíteto de ladrão de histórias. “Mendax, de Breno Fernandes, sendo metalinguístico, é um exercício de humor e aventuras e de reflexões interessantes sobre até que ponto somos autores, onde começa nossa criação, ou mais: independentemente de quem seja o autor, não é tudo criação?”, diz o escritor Dênisson Padilha Filho.

“O tema da hiperexposição e da auto exposição é um dos eixos fundamentais do romance”, conta Breno Fernandes. “Eu não quis fazer um livro atemporal. Pelo contrário, quis fazer um livro-retrato de nosso tempo e creio que esse seja um dos temas sensíveis da época”. O intuito de retratista do autor não se revela só nas questões sociais que o livro suscita, sobretudo em relação aos preconceitos contra as minorias, mas também se revela na linguagem, que incorpora maneirismos da fala das redes sociais, e na própria estrutura do romance, um tanto fragmentado e não linear.

Dos três personagens principais o caso de Guto é o mais impactante, a nudez do garoto foi projetada em sala de aula acidentalmente, o que desencadeou um processo de bullying em sua vida escolar. Ao reencontrar o episódio em um dos livros de Mendax, o menino se vê angustiado pela ideia de que o incidente jamais será esquecido.

Apesar de ter sido direcionado para o universo juvenil o livro agrada todas as idades por conta de sua envolvente trama. Por isso mesmo os personagens que participam são de várias gerações da literatura baiana, desde os autores que estão a mais tempo atuando até os mais jovens como Davi Boaventura que comentou o livro: “Mendax é um personagem que eu mesmo gostaria de ter escrito. Se ninguém descobrir sua identidade eu vou dizer que sou eu e pronto.”

Também se destacam os cenários da cidade que aparecem no livro: a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o Centro Cultural da Barroquinha, a Concha Acústica e o Orixás Center são alguns dos lugares por onde circulam os personagens. Ao que parece, trata-se de um mapa afetivo do autor, locais que ele costuma frequentar. “Vivo em Salvador há vinte anos: dois deles em Brotas, onde moro atualmente, e todo o resto na Avenida Sete. É a minha parte preferida da cidade”, relata Fernandes. “É uma mina de personagens à procura de um autor. Ah!, se eu fosse Esplêndido Mendax.”

Breno Fernandes, 31, nasceu e vive em Salvador, mas passou a infância no interior do estado, na cidade de Riacho de Santana. Antes de Mendax, o ladrão de histórias (FB Publicações), publicou os romances infanto-juvenis O mistério da casa da colina (FTD) e Mil — a primeira missão (FTD), que juntos já venderam mais de 50 mil cópias. É formado em jornalismo e já trabalhou como repórter cultural, mas atualmente se dedica somente à literatura, como escritor e também como acadêmico. Faz doutorado em literatura na Universidade Federal da Bahia.

Agenda

O quê: lançamento do livro ‘Mendax, o ladrão de histórias’

Quando: 10 de maio, às 19 horas

Autor: Breno Fernandes

Páginas: 128

Editora: FB Publicações

Onde: Salvador Shopping L1 (Próximo a Leader)

Onde comprar: stand da Caramurê (Shopping Barra L2 e Shopping Salvador L1)

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108038 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]