

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) realiza em Feira de Santana, nos dias 24 e 25 de maio de 2018, um Seminário de Formação de Multiplicadores. Voltado para professores do Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota, o evento começa às 13h30 do dia 24, com uma palestra da juíza Silvia Isabelle do Vale (diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5). Ele vai apresentar o TJC e explicar as etapas do programa, além de abordar aspectos gerais dos direitos dos trabalhadores.
Na sequência, a juíza do Trabalho de Feira de Santana Nívea Torres fala sobre as principais mudanças ocorridas a partir da Reforma Trabalhista.
No dia seguinte, a partir das 8h, a juíza Maíra Guimarães fala sobre as piores formas de trabalho infantil e a idade mínima para se trabalhar. A mesma magistrada abordará os seguintes temas pela manhã: “Trabalho Seguro e o direito ao meio ambiente seguro e saudável”.
Ao final, os professores poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas abordados.
Como funciona
O TJC é gratuito e funciona com a participação de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.
Os alunos visitam o Fórum trabalhista, tiram dúvidas com os magistrados e apresentam um trabalho final (chamado de culminância), no qual mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula. Todas essas ações são acompanhadas pelos professores que participaram dos seminários de formação.