Oficiais da PM são homenageados com Comenda e Título de Cidadania na Câmara Municipal de Feira de Santana

Oficiais da PM são homenageados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Oficiais da PM são homenageados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Oficiais da PM são homenageados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Oficiais da PM são homenageados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana foi cenário de uma noite especial nesta segunda-feira (21/05/2018), quando dois representantes da Polícia Militar foram homenageados com a Comenda Maria Quitéria e o Título de Cidadão Feirense, por iniciativa do vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo). A segurança esteve em alta, mas o que encantou mesmo foi a apresentação da Banda da PM, com a participação da Cabo Silvia dos Santos Ferreira Anunciação, irmã da cantora Paula Sanfler.

A dupla homenagem contemplou o coronel Antônio José Barbosa Reis, Subcomandante da Polícia Militar do Estado da Bahia, com a Comenda Maria Quitéria e o Major Gildásio Gomes de Jesus, Capelão da Polícia Militar da Bahia, com o Título de Cidadão Feirense. “Homenagens mais que merecidas a essas duas pessoas, por desempenharem uma das mais nobres funções na sociedade: a segurança”, justificou Isaías de Diogo em seu discurso de saudação.

A trajetória dos homenageados foi destacada pelo vereador. “Ao longo de sua carreira o Coronel Reis, arrojado e destemido, assumiu inúmeras funções de relevo na Polícia Militar”, afirmou, destacando ainda suas incursões na vida acadêmica, como o Bacharelado em Estatística e os cursos de Especialização em Direitos Humanos, Administração Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública, além de vários cursos de aperfeiçoamento de oficiais.

Sobre o novo cidadão feirense Major Gildásio Gomes de Jesus, o autor das homenagens destacou que o mesmo ingressou na carreira militar como soldado, promovido a sargento três anos depois. Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e em Teologia pela Faculdade Batista Brasileiro, é pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestre em Ciências da Educação.

Para Gildásio Gomes de Jesus, que destacou a influência do pai Cabo João Alves de Jesus em sua vida, receber o Título de Cidadão Feirense é motivo de honra, gratidão e humildade. “Compartilho esta homenagem com o Departamento de Promoção Social, na pessoa do diretor Coronel PM Jorge Inácio Diniz, que vem realizando um excelente serviço de amparo e cuidado ao policial militar e seus familiares”, conforme ressaltou. A conquista da cidadania, segundo ele, é fruto do trabalho em conjunto de todo o Departamento.

Agradecimento. Este também foi o tom do pronunciamento do Coronel Antônio José Barbosa Reis, ao receber a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Feira de Santana. “Realmente sinto-me em casa, cercado de amigos”, disse o comendador, ao saudar os convidados da noite festiva. “Sem a Polícia Militar eu nada seria”, afirmou, declarando seu amor à corporação que integra desde 1973. Na Academia de Polícia Militar, contou, teve o perfil forjado para servir e proteger a sociedade.

O Coronel Reis explicou a diferença entre momento e acontecimento. O primeiro exemplificado pela convivência do exercício profissional, com a compreensão da importância de ser policial militar. O segundo, pelo próprio ingresso na corporação. Essa vivência, associada à família, a quem dedicou a honraria recebida, foram destacadas pelo militar. Outro grande marco de sua carreira se deu há pouco mais de três anos, quando assumiu o Subcomando da Polícia Militar da Bahia.

A Mesa de Honra foi composta por José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que conduziu a sessão; Pablo Roberto Gonçalves da Silva, vereador licenciado e atualmente secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Coronel PM Luziel Andrade de Oliveira, comandante do Policiamento Regional Leste; o deputado estadual José Neto; mais os dois homenageados da noite.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]